Orkut: a solução é seu fim?
De maneira geral, os internautas brasileiros adoram o Orkut. Seja para reencontrar e manter contato com conhecidos, seja pela facilidade com a qual é possível encontrar pessoas com gostos semelhantes, o Orkut só não caiu no esquecimento – como o Google Base – pela utilização em massa dos brasileiros.
No entanto, desde a explosão de sua popularidade, o Orkut se mostra como uma “dor de cabeça” ao Google: lentidão, bugs, suporte precário e, mais recentemente, a onda de atos considerados criminosos, especialmente pedofilia e racismo.
Aos poucos o Orkut vai sofrendo melhorias, mas os problemas continuam – se sai um, entra outro. Mesmo assim, o Google insiste em mantê-lo. Para quê? Certamente há alguma forma de explorar o serviço para obter algum retorno financeiro, mas como? O Orkut certamente nunca vai fazer tanto sucesso em outro países, então qual as razões para mantê-lo?
Não sei, só sei que o Google tem seus motivos. A solução mais fácil para se livrar das dores de cabeça que o Orkut causa é acabando com o serviço, mas a empresa tem gente contratada para agir justamente ao contrário. Se é assim, é bom o Google se apressar. Do jeito que a coisa anda, se alguém ameaçar outra pessoa nesse site, é o Orkut que levará a culpa e, diante de tantos escândalos, usuários com bom senso usarão menos o site, não por um determinado problema em si, mas pela soma de fatores, tais como as questões ligadas à privacidade, o risco de alguém sofrer ataques através de comunidades ou scraps, a idéia de “território sem lei”, enfim.
O que o Google precisa fazer não é só criar ferramentas que permitam identificar os problemas, mas passar a “falar” mais com os usuários, para que estes saibam que tem alguém olhando suas atividades e que o Orkut não é uma “terra sem leis”. Se o Google começar a agir nesse sentido, muita coisa vai mudar e o Orkut talvez ainda se salve de um fim trágico. Os problemas se destacam mais que as virtudes. Por isso é bom evitá-los.
Emerson Alecrim
25 de abril de 2006 às 8:50
É sempre isso, o pessoal abusa e ferra todo mundo. Mas no meu caso nem vejo tanta graça no Orkut assim…
26 de abril de 2006 às 3:40
putz! parei de usar e ainda nem sabia disso!!!
acho q aquela tela azul passa msg subliminar! hauahiuhauiahiuaahiu
26 de abril de 2006 às 13:52
Eu gosto do Orkut, apesar de todos os problemas, pois o uso com consciência!! E a finalidade do mesmo é o encontro de amigos!!!!! O msn é um a boa ferramenta para conversação, mas se compara aos benefícios do orkut. Ex.: Um amigo meu encontrou vários amigos que o mesmo não tinha contato havia muito tempo!!! Isso para mim é genial, e o verdadeiro propósito do orkut: encontro de amigos ou pessoas com mesmos gostos!!!! Todos não devem ser culpados pelo mau uso de determinados usuários!!!!
26 de abril de 2006 às 14:24
Eu já imaginava que o Orkut geraria muitos problemas, por isso nunca me cadastrei. E acho que o que está sendo focado agora pela mídia em geral é apenas a pontinha de um enorme iceberg. Me desculpem se estiver senldo radical, mas, ainda não temos cultura (digo formação) enquanto seres humanos e tbm cidadãos, para usarmos serviços que nos expõem tanto quanto o Orkut, nos deixando vulneráveis a ponto de andarmos com uma sensação de insegurança ainda maior do que a do nosso cotidiano.
26 de abril de 2006 às 15:57
Eu acho que o orkut teve muita utilidade para mim, pois foi assim que encontrei pessoas que provavelmente vou manter contato para o resto da vida.
Mas ultimamente o serviço deixa a desejar bastante (nem parece um serviço do Google…).
Agora, a razão pela qual o Orkut existe para o Google, também é um mistério para mim. Nunca cheguei em uma conclusão sobre porque o Orkut é importante para o Google em termos financeiros…
Alguém tem alguma idéia?
27 de abril de 2006 às 10:12
[…] Cerca de 8 milhões de brasileiros usam o Orkut e as denúncias de crimes cometidos neste site – principalmente racismo e pedofilia – aumentaram consideravelmente. No entanto, não há, até o momento, uma solução que consiga acabar de vez com esses problemas, o que indica que essa novela está longe de ter fim. […]
27 de abril de 2006 às 16:25
Pra falar a verdade nunca usei, mas tenho um cyber café e sei que os clientes usam bastante, mas por mim se acabasse seria uma boa. A idéia da criação foi ótima, mas o ser humano põe maldade em tudo, em tudo querem tirar vantagem. Por mim pode tirar do ar. Tem que criar coisa pro bem, o mundo está cada vez pior, quero ver quando Jesus voltar.
28 de abril de 2006 às 10:50
e porque não se faz um cadastro mais formal, de cada usuário somente para fins administrativo, e tambpem porque não se coocam moderadores para algumas comunidades??????
do jeito que a infernet está hoje, onde até em sites do governo não temos sigilo absoluto dos nossos dados… quanto mais em uma rede que não é obrigatorio a autenticação real de usuarios, onde os grandes chefões da NET, não estão preocupados com o que rola ou quem rola na rede querem é dinheiro e quem tiver achando ruim que se exploda…. a nosso dura e crua realidade
30 de abril de 2006 às 0:29
qto à resposta de um participante destes comentários, desconfio que sei para que a existência do orkut, é um colossal bancos de dados para utilização futura!! Escrevam!!!!
1 de maio de 2006 às 10:08
Realmente, o pessoal do orkut tem que agir rápido, porque existem pessoas que usam de má fé, deveria criar políticas de segurança de formas evitar esses mal usuários. Fica aqui uma sugestão: Só ter acesso às minhas informações pessoas que fazem parte da minha lista de amigos.
1 de maio de 2006 às 21:31
A desconfiança sobre a possibilidade de haver mensagem subliminar naquela tela azul, faz sentido.
Desconfio de que tem mesmo. Estaria aí o interesse do Google. Que será que estão nos dizendo?
5 de maio de 2006 às 10:08
Na verdade o ORKUT, ateh poderia ser um site de relacionamento justo e de muita utilização. Mas na mão de pessoas mal intencionadas ele eh uma arma q pode ateh tirar vidas de pessoas. Recente, aconteceu um caso aki perto da mnha cidade, uma pessoa acabou criando uma conta e no lugar de albuns de fotos o msm colocou fotos de uma menina transando com dois homens. Deu no q deu essa conta, ateh pareceu no fantastico. A menina esta relatando q eh montagen e a pericia confirmou tbém… mas ateh intão o q essa menina passou na faculdade…. coitada dela. Acredito q com o tempo esse site irá acabar e se não acontecer issu muitos casais se terminarão ou ateh msm vidas morreram. espero q não!!! Ramires
19 de maio de 2006 às 14:39
eu acho o orkut muito legal mas tem pessoas q odeiam e tem pessoas q tem medo de viciar na internet e depois n conssequir parar esse n é o meu caso
23 de maio de 2006 às 12:48
Será que ninguém ainda se deu conta de que colocar informações pessoais em um site de relacionamento é completamente loucura???? Qualquer um com pouca inteligência e um perfil pode descobrir todas as informações de uma família: Nomes, habitos, preferências. E isso pode ser utilizado para vários objetivos??? E alguém acha que o Google ou qualquer outra empresa pode ser capaz de administrar um banco de informação desse porte??? Meus amigos eu encontro no Futebol, na praia em qualquer lugar menos na internet!!!