Nokia anuncia novos aparelhos, desta vez com Symbian Belle

Enquanto os aparelhos com Windows Phone não chegam, a Nokia continua preenchendo seu espaço no mercado com aparelhos Symbian. Hoje (24/08/2011), a companhia anunciou os smartphones 600, 700 e 701. E o que os três têm de destaque em relação aos aparelhos da marca já presentes no mercado? Rodam o Symbian Belle, a mais recente atualização da plataforma.

Symbian Belle

De certa forma, o surgimento do Symbian Belle surpreendeu. Creio que ninguém esperava que a Nokia fosse lançar uma atualização da plataforma pouco tempo depois de ter colocado o Symbian Anna no mercado. Essa urgência toda talvez seja uma tentativa da empresa de aumentar a “sobrevida” deste sistema – não por orgulho ou coisa parecida, mas porque o Symbian ainda é a principal fonte de receita da companhia.

Seja lá qual for a motivação, não dá para negar que a Nokia fez um bom trabalho com o Symbian Belle. A interface melhorou expressivamente, tendo funcionalidades que lembram sistemas operacionais recentes, mais precisamente, Android e iOS. Além disso, é plenamente compatível com a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de informações entre aparelhos móveis e outros dispositivos de maneira fácil, bastando aproximá-los.

De acordo com a Nokia, usuários que possuem aparelhos C6-01, C7, E6, E7, N8 e X7 poderão atualizá-los para o Symbian Belle em breve.

Nokia 600

Em relação aos aparelhos anunciados, o Nokia 600 se destaca por ser o mais “musical”. Isso porque, além de contar com rádio FM e suporte a vários formatos de áudio, possui auto-falantes bastante potentes, de acordo com a Nokia. Recentemente, a Sony Ericsson anunciou o Live  with Walkman, aparelho também com foco em música. Estamos diante de uma tendência?

No mais, o Nokia 600 conta com tela capacitiva de 3,2 polegadas e resolução de 640 x 360 pixels, processador de 1 GHz, câmera digital de 5 megapixels com iluminação flash LED, 2 GB para armazenamento interno de dados e suporte para cartões microSD de até 32 GB. No quesito conectividade, o aparelho conta com o já mencionado NFC, além de Bluetooth 3.0, Wi-Fi, 3G, micro-USB e aGPS.

600 – Imagem por Nokia

600 – Imagem por Nokia

Ainda não há data definida para o lançamento do Nokia 600, mas a Nokia afirma que o aparelho deverá chegar ao mercado europeu ainda no terceiro trimestre de 2011, com preço por volta de 180 euros. O dispositivo terá as seguintes opções de cores: Black/Pink (preto com pink), Black (preto), White (branco) e White/Lime (branco com verde-limão).

Nokia 700

O Nokia 700, por sua vez, possui tela AMOLED de 3,2 polegadas com resolução de 640 x 360 pixels e Gorilla Glass, um tipo de vidro mais resistente que o normal. No mais, seus recursos são praticamente os mesmos dos existentes no modelo 600. O seu diferencial, além da tela, está em suas medidas: 110 mm x 50,7 mm x 9,7 mm e peso de 96 gramas, sendo considerado pela Nokia “o smartphone com tela sensível ao toque mais compacto do mundo”.

700 – Imagem por Nokia

700 – Imagem por Nokia

O Nokia 700 será disponibilizado em cinco cores: Silver White (prata com branco), Cool Grey (cinza escuro), Peacock Blue (azul), Coral Red (vermelho) e Purple (roxo). Seu preço sugerido, na Europa, será de 270 euros, aproximadamente. Tal como com o modelo 600, a Nokia se limitou a dizer que o smartphone será lançado ainda neste trimestre.

Nokia 701

Dos três modelos anunciados, o Nokia 701 é o mais sofisticado, apesar de ter especificações semelhantes aos modelos 600 e 700. O principal diferencial está na tela, que possui 3,5 polegadas, resolução de 640 x 360 pixels, Gorilla Glass e tecnologia IPS. Além disso, a câmera digital conta com 8 megapixels e dual-LED como iluminação Flash, e sua capacidade interna de armazenamento de dados é de 8 GB.

701 – Imagem por Nokia

701 – Imagem por Nokia

O Nokia 701 também será disponibilizado inicialmente na Europa, no terceiro trimestre de 2011. Seu preço deverá ser de 290 euros. Suas opções de cores serão as seguintes: Silver Light (prata), Steel Dark (preto) e Amethyst Violet (roxo escuro).

Ainda não há informação de lançamento destas novidades no Brasil.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn