Milhões de imagens históricas à sua disposição no Flickr

É bastante provável que você já tenha ouvido falar de projetos de digitalização de livros antigos. Mas e de digitalização de imagens históricas? Pois saiba que há centenas de milhares delas por aí e a Internet Archive chamou para si a responsabilidade de digitalizá-las e disponibilizá-las para todo mundo. Como? Publicando-as no Flickr.

Mapa de São Paulo (SP) de 1884 destacando a malha ferroviária

Mapa de São Paulo (SP) de 1884 destacando a malha ferroviária

A Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos mais conhecida por guardar cópias de sites desde 1996 – digite o endereço de um deles na página archive.org/web e veja como o site era nos anos anteriores. Mas a entidade também disponibiliza um rico acervo de imagens, softwares, vídeos, gravações em áudio e livros.

É justamente a digitalização de livros que está por trás da disponibilização das imagens: um pesquisador norte-americano chamado Kalev Leetaru desenvolveu uma forma de extrair, catalogar e converter em JPEG imagens de mais de 2 milhões de livros de domínio público do acervo da Internet Archive.

O resultado é uma coleção com mais de 2,6 milhões de imagens históricas agora disponíveis no Flickr, incluindo gravuras, fotos antigas e mapas. Segundo a Internet Archive, as imagens foram obtidas de livros escritos entre 1500 e 1922.

Pets and how to care for them - Imagem de 1921

Pets and how to care for them – Imagem de 1921

O interessante é que, na descrição de cada imagem, foram colocados os parágrafos que antecedem e sucedem as figuras nos livros, o que ajuda na compreensão do contexto de cada uma delas.

Como as figuras estão devidamente catalogadas, dá para pesquisá-las por palavras-chave (preferencialmente, em inglês). Se você buscar por “medicine”, por exemplo, encontrará ilustrações e fotos um tanto quanto perturbadoras. Se procurar por “telephone”, por outro lado, você se deparará com imagens bastante curiosas.

Prenúncio do que viria a ser o Skype? – Imagem de 1922

Sendo de domínio público, as imagens têm uso irrestrito. E mais devem ser disponibilizadas em breve: a Internet Archive já avisou que o trabalho de digitalização e classificação continua.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn