As incríveis imagens de vírus como H1N1 e HIV criadas por um estúdio russo

Representação gráfica do vírus H1N1

Na primeira olhada, até parece um tapete ou um peça de crochê que não deu muito certo, mas acredite: a imagem acima é uma representação tridimensional do H1N1, subtipo do vírus Influenza A, causador da chamada Gripe A ou Gripe Suína. A despeito da ação danosa e temível deste agente, trata-se de um figura impressionante, não?

Esta imagem, assim como tantas outras, é obra da Visual Science, um estúdio de design russo especializado em modelagem 3D, ilustrações e animações para atividades educativas ou científicas.

Além de disponibilizar as representações, o site da Visual Science também fornece conteúdo explicativo sobre os agentes biológicos, ainda que de maneira não muito detalhada. É uma mão na roda para estudantes de biologia e áreas da saúde ou mesmo para os curiosos de plantão. Só que é preciso saber pelo menos o básico de inglês.

No caso específico do H1N1, o usuário pode acessar esta página e clicar nos pontos em destaque na imagem do vírus para conhecer detalhes de sua estrutura, assim como visualizar a sua representação em 360 graus aqui.

Explorando o site, dá para encontrar várias outras imagens tão impressionantes quanto. Esta página, por exemplo, fornece vários detalhes sobre o vírus HIV (imagem abaixo), causador da AIDS.

Representação gráfica do vírus da AIDS

É ou não é incrível descobrir que organismos extremamente diminutos podem ter estruturas tão detalhadas assim?

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn