Firefox Campus Edition?!
A Mozilla Foundation parece estar preparando uma versão especial do navegador Firefox para estudantes universitários chamada Firefox Campus Edition. Aparentemente, o browser em si será igual à versão tradicional. O diferencial estará no fornecimento de plugins e recursos específicos.
Segundo o blog Compiler (da Wired Blogs), pelo menos três plugins já estão confirmados:
- Zotero: um plugin que auxilia o usuário a coletar, gerenciar e citar pesquisas;
- StumbleUpon: uma ferramenta que trabalha como uma rede social cujo foco é a indicação de sites (neste blog há uma boa explicação sobre o StumbleUpon);
- FoxyTunes: um plugin que permite o controle de vários reprodutores de áudio diretamente pelo Firefox.
Confesso que achei um pouco estranho a inclusão do FoxyTunes, já que esse plugin está mais para uma ferramenta de entretenimento. Se seu uso não for controlado, poderá até servir como distração. Todavia, a Mozilla talvez entenda que diversão também faz parte do negócio…
De qualquer forma, creio que os recursos do Firefox Campus Edition não se limitarão a isso. A Mozilla provavelmente incluirá mais recursos, como buscas otimizadas para pesquisas, links para sites de bibliotecas ou centro de pesquisas, entre outros.
O jeito é esperar para ver. Até o momento, não há nenhum dado concreto sobre a data de lançamento do Firefox Campus Edition, mas a página onde o software poderá ser baixado pede para o usuário voltar depois, o que me faz suspeitar que o lançamento está bem próximo.
Referência: Compiler.
Emerson Alecrim
25 de agosto de 2007 às 0:29
Poderia ter um plugin para o Facebook também, utilizado por muitos universitários. 😀
25 de agosto de 2007 às 11:31
É verdade, seria uma boa. Apesar de aberto ao público em geral, o Facebook ainda preserva suas características iniciais de se focar no ambiente acadêmico.
27 de agosto de 2007 às 8:10
Bom, eu estudo música, pra mim ia unir o útil ao agradável 😉 Se bem que eu nem uso esse Firefox…
28 de agosto de 2007 às 8:38
Emerson, esse Firefox já está disponível e eu testei. É D E C E P C I O N A N TE! Só tem mesmo esses plugins que você falou. Acho que só interessa aos norte-americanos, por que aqui não tem nenhuma graça utiliza-lo… Mas valeu pela dica!
[],s
31 de agosto de 2007 às 7:43
Se não usa, faça um teste com o Firefox por um tempo, Fernando. Esse navegador é muito bom, especialmente pela infinidade de plugins existentes pra ele.
Tem razão, Gustavo. Também instalei aqui e não me agradou muito. Acho que essa versão é mais uma jogada de marketing do que outra coisa…
Abraços!