Estudo constata que discos rígidos falham mais do que o esperado

Você costuma fazer backup dos seus arquivos? Se sim, faça mais um. Se não, o que está esperando? De acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon e apresentado em uma conferência da USENIX sobre tecnologias de armazenamento de dados, nossos cada vez mais confiáveis discos rígidos (ou HDs) apresentam mais falhas do que estimam os fabricantes.

Na pesquisa realizada, foram avaliados HDs que utilizam interfaces SCSI, Fibre Channel e SATA. Após vários testes e comparações de dados, chegou-se à conclusão de que entre 2% e 4% dos discos rígidos podem apresentar algum tipo de falha ou defeito. Em situações de uso mais intenso, as falhas podem atingir 13% dos HDs. De acordo com a pesquisa, os fabricantes afirmam que os HDs podem falhar, em média, em 0,88% dos casos. Em resumo, isso significa que os discos rígidos são menos confiáveis do que imaginamos.

Isso quer dizer que os fabricantes de HDs estão nos enganando, certo? Na verdade, não. O estudo aponta que a principal causa dessa enorme diferença é o fato dos ambientes de teste dos fabricantes não refletirem, necessariamente, o mundo real. Embora contem com testes que avaliam o risco de falhas e danos por impactos, temperaturas elevadas, exposição à umidade excessiva, entre outros, esses ambientes não conseguem simular todas as situações que representam risco em potencial aos dispositivos em questão.

Não se sabe se os fabricantes considerarão esse estudo, mesmo porque é necessário mais pesquisas para confirmar tal situação. Além disso, essas empresas investem pesado em tecnologias que tornam seus produtos cada vez mais confiáveis, o que significa que não há motivos para “pânico”. De qualquer forma, ter um ou mais backups de seus dados nunca é demais, não é mesmo?

Referência: Computerworld.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn