Como encontrar o concurso público ideal para você

Estabilidade financeira, salários acima da média e bons planos de aposentadoria são algumas das vantagens que uma carreira de servidor público pode trazer a você. Mas tudo começa com uma tarefa complicada: com tantos concursos públicos sendo realizados no Brasil, como escolher um? Pois bem, a Enter Concursos é um portal especializado no assunto e, como tal, pode te dar uma força com a escolha.

Enter Concursos

Buscando oportunidades na Enter Concursos

Mesmo em épocas de crise econômica, o governo precisa preencher o seu quadro de funcionários, afinal, departamentos são frequentemente criados ou reestruturados, servidores se aposentam, outros trocam de cargo e assim por diante. Isso vale para prefeituras, governos estaduais e, claro, instituições federais.

Quem pretende se tornar um servidor público precisa ficar bem atento às oportunidades, portanto. O problema é que nem sempre os concursos públicos são devidamente divulgados — talvez você já tenha passado pela experiência de descobrir um concurso público do seu interesse em uma cidade vizinha ou mesmo na região que você mora só depois do término das inscrições.

Você pode evitar esse tipo de problema usando o serviço de buscas da Enter Concursos. Basta digitar o nome do cargo ou do órgão público do seu interesse, escolher uma faixa salarial no campo ao lado e clicar em Buscar. A página de resultados mostrará todos os concursos que se encaixam nesses critérios.

Enter Concursos - busca

E olha que você pode refinar ainda mais a pesquisa com a Busca Avançada. Nela, dá para definir outros parâmetros, como concursos com inscrições já abertas ou previstas e área de atuação. Por exemplo, aqui você encontra um busca para técnico judiciário em concursos que já estão com vagas abertas ou previstas — ou concursos para a área de tecnologia.

Uma dica bastante útil é refinar a busca por localização geográfica, por exemplo, próximo às capitais de cada estado (as demais cidades só estão disponíveis para os alertas de concursos por e-mail; já falaremos disso). Essa é uma ótima forma de encontrar concursos municipais (de prefeitura, câmaras e afins).

A melhor parte é que a Enter Concursos cobre praticamente todas as regiões do Brasil. Só para você ter ideia, mais de 16 mil vagas em 195 cidades estavam no banco de dados no serviço durante a publicação deste post.

Enter Concursos - busca

Com a busca avançada você pode encontrar concursos com base em localização ou salário, por exemplo

Receba alerta de concursos abertos e previstos por e-mail

A Enter Concursos tem mais um diferencial: você pode receber notificações por e-mail para ser avisado de novos concursos ou abertura de inscrições. Dá para criar filtros com base em salário, área de atuação, localização geográfica, entre outros. Assim, você só será notificado sobre aquilo que te interessar.

Enter Concursos - alerta por e-mail

Alerta de concursos abertos e previstos por e-mail

Bacana, não? O melhor de tudo é que tanto as buscas quanto as notificações por e-mail são gratuitas. Ainda temos uma dica final: a Enter Concursos possui um blog com diversas orientações sobre carreira, preparação e provas para concursos públicos.

Agora é focar nos estudos e conquistar o seu tão sonhado título de funcionário público 😉

[Publieditorial]

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn