Dica: a Cisco oferece vários cursos gratuitos de redes e segurança

A Cisco é uma das maiores empresas de tecnologia para redes e internet do mundo. Essa posição faz da companhia uma autoridade nesses assuntos. É por isso que esta dica é interessante: a Cisco tem uma plataforma online chamada Skills for All que oferece cursos gratuitos sobre redes e segurança.

Essa plataforma tem ligação com o Cisco Networking Academy, programa de educação e empregabilidade criado pela empresa há 25 anos. Apesar do nome em inglês, a Skills for All tem cursos não só nesse idioma, mas também em línguas como português e espanhol.

Há cursos nas categorias iniciante, intermediária e avançada. Na primeira categoria, em português, estão cursos como:

  • Conceitos básicos de redes
  • Dispositivos de rede e configuração inicial
  • Segurança de endpoint
  • Defesa de rede
  • Gerenciamento de ameaças cibernéticas
  • Endereçamento de rede e solução básica de problemas

Outras opções incluem Introdução à Cibersegurança e Começando com o Cisco Packet Tracer. A maioria dos cursos têm entre seis e 40 horas de duração. Todos podem ser feitos de acordo com a disponibilidade do estudante.

Site de cursos gratuitos da Cisco

Site Skills for All para cursos gratuitos da Cisco

Como fazer os cursos gratuitos da Cisco?

Basta acessar o site Skills for All e procurar pelo link de inscrição. É possível se cadastrar com nome e e-mail ou, ainda, usar uma conta do Google. Para quem já tem uma conta Cisco Networking Academy, esta também serve.

Para escolher os cursos e obter mais detalhes sobre eles, basta entrar na página “Catálogo” do site (mude o idioma no topo do site se o português não estiver ativado). Ali, há informações sobre carga horária e idiomas disponíveis.

Só para reforçar: todos os cursos são gratuitos (pelo menos eram até a data de publicação desta nota).

Não há emissão de certificado de conclusão de curso, porém. Por ora, o objetivo da plataforma é apenas oferecer conhecimento. Por outro lado, é possível receber um badge (insígnia) de conclusão que pode ser compartilhado no LinkedIn ou em um currículo, por exemplo.

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn