Casas Bahia abre mais uma loja, desta vez na internet!

Ilustração de botão de compraQuando o Ponto Frio reformulou seu site de vendas, eu tive expectativas de que, finalmente, teríamos uma briga boa no comércio on-line do Brasil, afinal, os maiores players desse mercado – Submarino e Americanas.com – deixaram de ser rivais há tempos e hoje são controlados pelo grupo B2W. O Ponto Frio só fez barulho, pois seu site de vendas não tem nada que o torne “revolucionário”. Mas, agora a Casas Bahia chegou ao mundo on-line e…

… E, bom, de início, não espere muita coisa. A Casas Bahia tem lojas em vários estados, tendo grande atuação na cidade de São Paulo, onde é comum encontrar unidades da empresa até em bairros mais pobres. Além de oferecer uma variedade razoável de produtos para o lar, a Casas Bahia também é conhecida por facilitar o pagamento em várias vezes (quem é que nunca teve ou, ao menos, nunca ouviu falar do “carnê da Casas Bahia?”).

Com tanta experiência no varejo, já estava demorando para a empresa lançar uma loja na internet, mas não podemos esperar que a Casas Bahia venha para fazer frente aos grandes nomes do comércio on-line no Brasil. Para começar, sua loja virtual não é do tipo “tem de tudo”. Livros e DVDs, por exemplo, você não encontrará por lá. Por outro lado, no site da empresa é possível encontrar móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, acessórios para cozinha e modestas ofertas de produtos de informática e fotografia, ou seja, exatamente como é nas lojas de tijolo e cimento (embora uma ou outra unidade comercialize produtos “incomuns”).

Mas, isso não desmerece a loja virtual da Casas Bahia, pelo contrário, demonstra que empresa está trabalhando dentro da estrutura que já tem. Assim, imagino eu que quem mora em regiões que já são atendidas por ela poderá contar com serviço de entrega eficiente e até mesmo poderá ter alguma facilidade para encontrar determinados produtos.

No que se refere aos preços, eu fiz uma comparação de valores de alguns produtos com outras lojas on-line e… Bom, vai ter que melhorar! A Casas Bahia não é conhecida por ter os melhores preços, mas sim por facilitar o pagamento, conforme eu frisei anteriormente. Mas, essa estratégia pode não dar certo na internet.

Todavia, ainda é cedo para temos certeza de alguma coisa. A loja on-line estreou ontem, 02/02/2009, portanto, vai levar algum tempo para sabermos se os serviços de entrega são bons, se promoções bacanas vão surgir, se a variedade de produtos vai aumentar, enfim. Mas, algumas coisas interessantes ela já oferece: a empresa exibe na página de alguns produtos vídeos hospedados no YouTube que permitem ao consumidor avaliar melhor os itens ofertados. O site também mostra uma “nuvem de tags” com os itens mais procurados pelos usuários. E também promete um “consultor virtual”…

É, vamos ver no que vai dar 🙂

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn