Qual seria um computador ideal para trabalhar com arquitetura?

Como montar um computador ideal para trabalhar com arquitetura? Utilizo programas como Autodesk Revit Architecture.

Felipe Rocha

Programas utilizados por profissionais ou estudantes de arquitetura, não raramente, são ferramentas complexas e que lidam com gráficos pesados ou grandes volumes de dados, exigindo demais do computador. Por isso, a dica aqui é se focar em uma máquina com uma configuração generosa de hardware. O investimento inicial pode até ser alto, mas será compensado a médio e longo prazo, já que o tempo de uso do equipamento será maior e o seu desempenho favorecerá a produtividade.

Para os padrões atuais, eu sugiro um computador com a seguinte configuração:

  • Processador da família Intel Core i7 (arquitetura Ivy Bridge) ou, ao menos, Intel Core i3 ou ainda AMD FX (mais em conta, mas com menor desempenho);
  • Pelo menos 4 GB de memória RAM, sendo 8 GB o ideal;
  • Placa de vídeo é um item delicado. É recomendável que você procure um modelo certificado pela própria Autodesk. Para isso, você pode entrar na página de ‘hardware recomendado’ da empresa e preencher os campos existentes ali depois de escolher a opção Hardware gráfico;
  • HD de pelo menos 1 TB com 7.200 RPM ou mais.

No mais, há os itens “secundários”, mas que também podem facilitar o seu trabalho, como um bom kit de mouse e teclado, monitor de pelo menos 22 polegadas, placa-mãe com USB 3.0 (para transferência mais rápida de arquivos para um pendrive ou HD externo) e assim por diante.

É importante frisar também que, para trabalhar com uma configuração como esta, é necessário contar com uma fonte de alimentação de qualidade. Eu recomendo uma Corsair de, no mínimo, 500 W reais.





  • Pingback: Novo canal: InfoWester Responde | Blog InfoWester()

  • Felipe Rocha

    Muita satisfatória a resposta! Agradeço imensamente pela atenção.

  • Lucas P.

    Olá, permitam-se fazer uma crítica construtiva à resposta.

    Primeiramente estou ciente que a questão de Felipe Rocha é bastante leiga em querer o “equipamento ideal”, entendo que se trata de um tipo de dúvida comum que abre inúmeras possibilidades de respostas.

    Tudo bem indicar configuração com processador da linha mais cara, grande quantidade de memória RAM, HD de grande capacidade, placa de vídeo “certificada pela Autodesk”. Mas não consigo entender o motivo pelo qual o monitor de vídeo, por exemplo, é colocado como “item secundário”.

    Acredito que um profissional que trabalha com imagem tem de investir em algo que reproduza adequadamente as cores. O monitor de vídeo é fundamental na obtenção das informações do trabalho. Não é nenhum luxo que seja grande (sim maior de 22 polegadas) com alta resolução (igual ou superior a 1080p) com reprodução de cores mais linear possível e que seja utilizado num ambiente com iluminação controlada (evitar variação da luz solar de modo a exagerar na quantidade de luz emitida pelo monitor).

    São inúmeras as caraterísticas para monitor de vídeo que os usuários leigos não fazem ideia do quanto isso muda a sua percepção da imagem do computador que não podem passarem desapercebidas por um profissional que trabalha com imagem. Deixo o modelo de um monitor de referência U2913WM.

  • Lucas,

    O monitor foi colocado como item “secundário” não por ser menos importante, mas por não ser o foco da pergunta, simples assim. De qualquer forma, seu comentário é um importante complemento, obrigado por fazê-lo.

  • Cristiano dos Reis

    Seguinte…
    Eu não poderia utilizar um notebook? Quais os fatores que determinam a placa de vídeo além da certificação do fabricante do software?

    Obrigado

  • Pode sim, Cristiano. Há notebooks com configurações bastante generosas, embora modelos do tipo costumem ser caros.

    A tal certificação é apenas para garantir que a sua placa de vídeo funcionará bem com o software, de forma que a ausência do certificado não queira, necessariamente, dizer que não há compatibilidade.

    O importante é escolher uma máquina com boa configuração e chip gráfico avançado, pois aplicações de CAD e afins podem realmente exigir bastante deste item.

  • Flavia

    Que bom ter esse espaço para trocarmos idéia. Amei a dica do Lucas. Lucas, hoje, você continua com essa referência como o melhor monitor?
    Mas Felipe, queria te contar minha experiência, uso o i5 com REVIT ARCHITETURE e não dá. Não sei te dizer ao certo, mas comprei todas as especificações orientadas pelo fabricante e pra mim não funciona.
    Costume carregar com as ferramentas de iluminação nos meus projetos e quase travei o projeto no meio porque o meu computador não aguentou. Assim estou iniciando um outro agora onde vou ter mais detalhes, e com certeza vou ter que comprar outro computador. Vejo a 4a geracao como a soluçao. Então hj gostaria de montar uma máquina pronta pra receber o Haswell. Vc saberia me indicar como???

    • Mysael Ribeiro

      Flavia se me permite intervir, nn sou arquiteto, e mt menos entendo de arquitetura kk (sei usar o sketchup se isso conta como algum ponto), mas nn creio que o seu problema seja com o processador, o seu problema é com placa de vídeo, a Nvidia disponibiliza placas graficas para diversas funções especificas, Geforce para jogar, e as placas Quadro para mexer com modelagem em 3D, recomendo qque vc compre uma placa de video Quadro600, ou se o orçamento nn tiver bom, ao menos uma Quadro400, garanto que vai fazer a diferença kkk, e cuidado, se sua fonte for genérica (oq eu duvido), compre uma fonte com certificação 80 plus para a placa.

  • Willian

    Olá pessoal tudo bem?

    pretendo comprar um notebook para realizar trabalhos de Arquitetura, já sou formado então necessito de um notebook performático para trabalhos pesados.

    Realizei 3 orçamentos até então, abaixo estão eles, um é da DELL e 2 da AVELL:

    DELL:

    Inspiron Serie 5000

    – Intel® Core™ i7-4510U (2 GHz expansível até 3.1 GHz, 4 MB de Cache)

    – Memória RAM1

    – Memória 16GB, Dual Channel DDR3, 1600MHz (2x8Gb)

    – HD híbrido de 1TB com 8 GB SSD

    – Placa de vídeo AMD Radeon™ HD R7 M265 com memória dedicada de 2GB DDR3

    – Tela LED Full HD IPS de 15,6 polegadas (1920 x 1080) com tecnologia

    Wireless

    AVELL:

    Titanium B155 MAX SE

    – Intel Core i7 Haswell – 4710MQ 2.5 GHz, 6MB Cache (3.50 GHz com Max Turbo)

    – Memória 16 GB HyperX Impact DDR3 (1600 MHZ) / ( 2 x 8 GB )

    – SSHD 1TB – 5400 RPM com 8GB SSD

    – Placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 850M (2GB)

    – TEla 15.6″ FULLHD 16:9 (1920x1080p) LEDBacklit

    Titanium G1511 MAX

    – Intel Core i7 Haswell – 4710MQ 2.5 GHz, 6MB Cache (3.50 GHz com Max Turbo)

    – Memória 16 GB HyperX Impact DDR3 (1600 MHZ) / ( 2 x 8 GB )

    – SSHD 1TB – 5400 RPM com 8GB SSD

    – NVIDIA GeForce GTX 860M GPU (2GB GDDR5)

    – TEla 15.6″ FULLHD 16:9 (1920x1080p) LEDBacklit

    Queria a ajuda de vocês para decidir qual notebook é melhor para utilização em arquitetura(visando utilizar softwares como Promob, Autocad, Sketchup, revit, 3DS, V-Ray, e os básicos como

    photoshop..corel..).

    A diferença entre os dois modelos da avell é basicamente a placa de vídeo.

    Entrei no site dos fabricantes e a configuração dos notes acima atende as necessidades. Porém um dos fabricantes(autodesk), tem uma guia onde podemos verificar o hardware gráfico que foi testado

    pela fabricante e homologado(http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/syscert?id=18844534&siteID=123112). Entrei neste e as 3 placas de vídeo acima não se encontram.

    – Poderei ter problemas com isto?

    – Das 3 placas de vídeo citadas qual é a mais recomendada para esse tipo de atividade?

    Atualmente trabalho com windows 7, a maioria dos notes está vindo com windows 8. Existe alguma mudança entre ambos que possa afetar o desempenho das ferramentas que utilizo?

    Estou ainda realizando orçamentos, aceito indicações de outras marcas e modelos.

    Grato

    Willian

  • umarizal

    Aqui segue um ótimo artigo com informações sobre qual o melhor computador para design, arquitetura e engenharia: http://www.guiadaobra.net/melhor-computador-para-arquitetura-design-engenharia-278/

    Muito bem explicado, é uma ótima fonte de referência para o assunto.

    Espero ter ajudado 😉