Qual seria um computador ideal para trabalhar com arquitetura?

Como montar um computador ideal para trabalhar com arquitetura? Utilizo programas como Autodesk Revit Architecture.

Felipe Rocha

Programas utilizados por profissionais ou estudantes de arquitetura, não raramente, são ferramentas complexas e que lidam com gráficos pesados ou grandes volumes de dados, exigindo demais do computador. Por isso, a dica aqui é se focar em uma máquina com uma configuração generosa de hardware. O investimento inicial pode até ser alto, mas será compensado a médio e longo prazo, já que o tempo de uso do equipamento será maior e o seu desempenho favorecerá a produtividade.

Para os padrões atuais, eu sugiro um computador com a seguinte configuração:

  • Processador da família Intel Core i7 (arquitetura Ivy Bridge) ou, ao menos, Intel Core i3 ou ainda AMD FX (mais em conta, mas com menor desempenho);
  • Pelo menos 4 GB de memória RAM, sendo 8 GB o ideal;
  • Placa de vídeo é um item delicado. É recomendável que você procure um modelo certificado pela própria Autodesk. Para isso, você pode entrar na página de ‘hardware recomendado’ da empresa e preencher os campos existentes ali depois de escolher a opção Hardware gráfico;
  • HD de pelo menos 1 TB com 7.200 RPM ou mais.

No mais, há os itens “secundários”, mas que também podem facilitar o seu trabalho, como um bom kit de mouse e teclado, monitor de pelo menos 22 polegadas, placa-mãe com USB 3.0 (para transferência mais rápida de arquivos para um pendrive ou HD externo) e assim por diante.

É importante frisar também que, para trabalhar com uma configuração como esta, é necessário contar com uma fonte de alimentação de qualidade. Eu recomendo uma Corsair de, no mínimo, 500 W reais.