Redirecionamento do google.cn para o Google de Hong Kong deixará de existir

Em março de 2010, o Google passou a redirecionar a versão chinesa do seu buscador, no endereço www.google.cn, para a versão de Hong Kong, acessível pela URL www.google.com.hk. A medida foi uma forma de a companhia colocar em prática sua determinação de não mais incluir filtros de censura em seu mecanismo de busca chinês, conforme exige o governo do país. No entanto, a empresa anunciou recentemente que esse redirecionamento deixará de existir.

O motivo para isso é o fato de as autoridades chinesas, obviamente, não aprovarem essa prática e isso pode fazer com que o Google perca sua licença Internet Content Provider (ICP), que possibilita sua atuação na China. Isso pode acontecer porque a licença da empresa expira amanhã, 30 de junho de 2010, e poderá não ser renovada se o Google não interromper o redirecionamento.

Como alternativa, o Google fará com que a página www.google.cn exiba um link para o endereço www.google.com.hk em vez de fazer o redirecionamento automaticamente. Com isso, o usuário poderá escolher entre acessar a versão de Hong Kong, que não conta com filtros de censura, ou utilizar outro serviço da empresa.

Resta saber se essa “artimanha” será tolerada pelo governo chinês ao ponto de a licença ICP do Google ser renovada.

Referência: Official Google Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.