Google redireciona google.cn para o site da empresa em Hong Kong

Foto da Muralha da China - Imagem por www.freeimages.co.ukMais um capítulo da novela envolvendo o Google e a China: a partir de hoje, o domínio www.google.cn passou a redirecionar para o site www.google.com.hk, de Hong Kong. Com isso, o Google colocou em prática sua determinação de não mais incluir filtros de censura em seu mecanismo de busca chinês, conforme exige o governo do país.

O “truque” aí é o seguinte: Hong Kong é uma região localizada na República Popular da China, porém conta com leis próprias e com economia independente. Comparando grossamente, é como se fosse um “país dentro de outro”. O Google explicou que essa mudança é uma maneira legal de cumprir sua promessa, uma vez que o governo chinês deu como não negociável a retirada dos filtros do www.google.cn. O endereço www.google.com.hk não conta com essas limitações.

A empresa declarou que pretende continuar com seu escritório na China, no entanto, a manutenção integral de sua equipe de vendas dependerá parcialmente da aceitação do público chinês pelo endereço www.google.com.hk.

Em uma aparente tentativa de evitar problemas para seus funcionários na China, o Google também afirmou que todas as decisões referentes ao assunto foram tomadas por executivos da companhia nos Estados Unidos, sem influência de colaboradores locais.

Referência: Official Google Blog. Imagem por www.freeimages.co.uk.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.