Microsoft cria a CodePlex, uma fundação com foco em código aberto

CodePlex FoundationA Microsoft abriu recentemente a CodePlex Foundation, uma organização criada com o intuito de gerir iniciativas de troca de informações sobre código aberto entre firmas e outras entidades. Na verdade, a companhia já possui um serviço que usa o nome CodePlex, mas ambos os projetos trabalham de maneira independente, de acordo com a empresa.

Sam Ramji, executivo da Microsoft que recebeu a missão de dirigir a CodePlex Foundation, afirmou que o projeto é resultado do trabalho com código aberto que a empresa já vem fazendo, citando como exemplo as doações de código já efetuadas a iniciativas como Apache Software Foundation e PHP, através do canal Open Source Technology Center.

A CodePlex Foundation não tem fins lucrativos, segundo a Microsoft. Além disso, empresas e comunidades de desenvolvimento podrão contribuir com projetos existentes na fundação, justamente para promover o intercâmbio de informações sobre código aberto, tal como é o seu objetivo. Para incentivar as atividades por lá, a empresa direcionou 1 milhões de dólares à iniciativa.

Embora recente, a fundação já encontra os seus “críticos”: Andrew Updegrove, um dos criadores da licença do MIT e especialista em criação de consórcios, acredita que o projeto contém falhas por, entre outros motivos, não contar  com co-patrocinadores e por ter pontos aparentemente contraditórios nos modelos de licença produzidos pela entidade.

Mais informações sobre o projeto no site da CodePlex Foundation.

Referências: ZDNet.com, The H.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.