Internet tem campanha global contra espionagem em massa

Esta terça-feira, 11 de fevereiro de 2014, é o dia definido para a campanha The Day We Fight Back ou, em português, O Dia que Contra-Atacamos. O objetivo principal é colher assinaturas de pessoas do mundo todo para protestar contra a onda de espionagem promovida pelo governo dos Estados Unidos e que foi denunciada em 2013 pelo ex-analista da NSA (National Security Agency) Edward Snowden.

Campanha: O Dia que Contra-Atacamos

A data de hoje foi escolhida em referência a Aaron Swartz, ativista que, entre as suas várias contribuições para a sociedade, colaborou com as definições das licenças Creative Commons e lutou contra as propostas de lei SOPA e PIPA. Swartz cometeu suicídio há exatamente um ano supostamente por não ter suportado a pressão pelos processos que vinha sofrendo por conta de suas atividades.

A campanha realizada hoje conta com o apoio de várias organizações importantes, como Mozilla e Electronic Frontier Foundation. Há também presença de entidades brasileiras, como o Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV, o IDEC e a Proteste.

Para participar do The Day We Fight Back, basta assinar (informar e-mail, nome, país e estado) os 13 princípios que explicam o porquê de a espionagem em massa se traduzir em uma violação dos direitos humanos ou divulgar a campanha em blogs e redes sociais.

Mais informações no site em português da iniciativa.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.