Windows Live Messenger: em qualquer lugar graças ao seu celular

Depois de ter mostrado os serviços on-line e os programas do Windows Live, chegou o momento de falar da parte mais empolgante, na minha opinião: a possibilidade de acessar o Messenger (até hoje conhecido como MSN Messenger) do seu celular. Na verdade, também é possível acessar o Hotmail, o Spaces, o Bing, o Portal MSN e outros serviços a partir do seu dispositivo móvel.

No aspecto da mobilidade, o que eu acho interessante é o esforço da Microsoft para tornar os mencionados serviços disponíveis para uma variedade enorme de aparelhos, mesmo os mais modestos. Nestes, o usuário pode acessar o Messenger por meio de SMS, o que torna o serviço compatível com praticamente qualquer celular.

Em modelos que contam com navegador navegação via WAP*, a empresa fechou parceria com operadoras como Vivo e TIM para que os usuários possam utilizar o Messenger por essa tecnologia de acesso pagando menos do que pagaria pelo tráfego normal. No caso da Vivo, por exemplo, o usuário paga 8,90 reais por mês ou 2,99 reais por semana (preço conferido em 01/04/2010) e tem acesso ilimitado ao Messenger, ao Hotmail e ao Spaces (dependendo do aparelho do usuário).

Agora, se você tem um smartphone ou um celular com um bom navegador, pode acessar as modalidades on-line dos serviços do Windows Live com versões móveis. Assim, você consegue aproveitar sua conexão 3G ou uma rede Wi-Fi pública para acessar o Messenger enquanto aguarda o seu voo ou o atendimento do seu dentista, por exemplo. Eis os endereços “móveis”:

A questão é que a forma de acesso aos Windows Live Mobile varia de aparelho para aparelho, por isso, a Microsoft disponibilizou uma forma simples e eficaz de informar o usuário qual o procedimento adequado ao seu celular: basta acessar o endereço celular.windowslive.com.br e, no canto direito superior da página, clicar em Aparelhos. Surgirá um menu onde o usuário deve selecionar a marca, o modelo do aparelho e a operadora da qual é cliente. Note que é possível fazer essa filtragem também pelos botões Serviços e Operadoras, logo ao lado. Uma vez definido o aparelho e a operadora, o site exibirá orientações para que o usuário possa acessar os serviços compatíveis.

Escolha do modelo do celular para o Windows Live

Na sequência de imagens abaixo, mostro screenshots do Windows Live Messenger sendo acessado do meu Nokia E71 por meio do endereço mobile.live.com:

Windows Live Messenger no celular

Windows Live Messenger no celular

O principal endereço é o mobile.live.com, pois essa página oferece links para os demais serviços. Se você fizer login diretamente nesse endereço, terá acesso à home do seu perfil:

Home do Windows Live no celular

Bem bacana, né? Acessar esses serviços no celular é bem mais fácil do que eu pensava. E a expectativa é a de que muito mais novidades “móveis” surjam em relação ao Windows Live. E se você tiver intenção de ter um smartphone com o futuro Windows Phone 7 Series, já adianto que a integração do sistema com esses serviços promete e muito 😉

Mais detalhes na página celular.windowslive.com.br.

*Update: conforme bem esclareceu o Rafael Justino nos comentários, é necessário instalar um aplicativo em Java para acessar o Windows Live no aparelho. As orientações para isso estão no site das operadoras. É até possível acessar o serviço apenas via WAP, sem instalação, mas haverá cobrança diferenciada pela navegação.

Emerson Alecrim





  • Gustavo Franco

    Isso ae é 1o de abril né? :p

  • Rafael Justino

    Não é 1º de abril não… mas o modelo de pagamento de assinatura na VIVO e na TIM é mediante download de um aplicativo JavaME, e não via navegador WAP.

    Se o usuário acessar via WAP, vai ser tarifado por esse acesso. Se acessar via aplicativo, só vai pagar a taxa mensal/semanal.

    A lista de aparelhos compatíveis pode ser encontrada nos sites das operadoras.

  • Gustavo, não é bricandeira de 1º de abril, não. Já tentei fazer isso aqui no InfoWester, mas o resultado não foi divertido como o esperado.

    Rafael, excelente esclarecimento! Mas pelo o que eu entendi, tanto o download do aplicativo quanto o acesso aos serviços após a instalação são feitos por WAP, não?

  • Renato Citrini

    Oi Emerson,

    No plano de assinatura do aplicativo Windows Live da TIM e da Vivo, o tráfego de dados é ilimitado. Use à vontade pagando o preço da assinatura – mensal ou semanal.

  • Pingback: InfoWester Notícias » Rumores confirmados: Microsoft anuncia linha KIN de smartphones()

  • Pingback: InfoWester Notícias » Microsoft lança app do Windows Live Messenger para iPhone()