O InfoWester está de cara nova!

Mascote InfoWesterDepois de incontáveis testes e ajustes, o InfoWester ganhou cara nova na noite de ontem. O layout novo é fruto, mais uma vez, do trabalho árduo da Erika Sarti. A parte que você não vê, mas sabe que está lá, o desenvolvimento de scripts e outros recursos, ficou a cargo da Alini Gottardi.

Pode não parecer, mas o desafio foi grande: dar uma ar de modernidade ao InfoWester e, ao mesmo tempo, disponibilizar páginas leves, de fácil navegação e que não “agridam os olhos”, de forma que o usuário possa se concentrar facilmente no conteúdo e encontrar as funcionalidades que necessita.

O layout novo, na verdade, foi implementado aos poucos, de forma que pudéssemos avaliar seu impacto na navegação dos usuários e conferir cada uma das principais páginas, já que algumas delas contam com recursos diferentes (em CSS, por exemplo) que poderiam não funcionar adequadamente no novo padrão visual.

Assim como em qualquer reforma, ainda falta um ajuste aqui, outro ali, mas a essência é esta. O foco agora ficará no conteúdo: passei as duas últimas semanas fazendo um “mapa” dos artigos do site, identificando o que precisa ser atualizado, o que precisa ser escrito, que tipo de notícias devem ser publicados e assim por diante. Não é por menos, afinal, conteúdo é o elemento mais importante, certo?

E não para por aí: outra missão da nossa parte é a implementação de um layout para dispositivos móveis. Outro desafio, já que o InfoWester possui textos bem grandes, mas o esforço valerá a pena 😉

Emerson Alecrim





  • Parabéns à equipe, ficou muito bom! Esse novo layout “respira” melhor, o antigo eu achava meio amontoado.

    Aliás, seria ótimo se o espaço entrelinhas fosse aumentado um tiquinho nos textos. Um line-height: 22px; ali deixaria o texto em consonância com o resto do layout: mais “livre” e, de quebra, legível.

    []’s!

  • Trak Trak Trugui

    Esta muito mais clean mesmo, muito bom!
    Mas o menu deveria ser do lado direito.
    Acho que o texto deve começar sem “poluição visual” à esquerda.

  • Valeu, Ghedin! Vou passar a sugestão à Erika 😉

    Trak Trak Trugui, a Erika fez o layout de um jeito que a coluna à esquerda pode ser passada à direita rapidamente, justamente porque a gente quer avaliar qual a melhor opção. Daqui a uma semana ou duas, a gente passa a coluna para a direita e compara os resultados. É que não tem jeito: certos testes a gente tem que fazer com o bonde andando. Obrigado pelo feedback 🙂

  • Trak Trak Trugui

    Emerson, questões UX são bem subjetivas mesmo.
    Mas reafirmo que o layout esta perfeito, se ajusta muito bem a resolução, a Erika esta de parabéns!

    Opinião minha:
    Quando a faixa é estreita (ex: barra gmail / tools do photoshop / corel) fica quase sempre do lado esquerdo, e as faixas mais largas ficam do lado direito.

    Não sei se exite algum estudo de UX sobre isso, mas fica mais agradável.
    []s

  • Trak Trak Trugui, você está correto, essa linha de pensamento faz todo sentido, tanto é que se você acessar a página http://www.infowester.com/ssd.php, por exemplo, perceberá que a coluna da esquerda é mais estreita e fica bem encaixada ali. Esta não sairá de lá. Este teste que estamos fazendo, no entanto, tem o objetivo de avaliar se é melhor tentar manter, por assim dizer, uma uniformidade aproximada das páginas de artigos com as seções Notícias e Blog ou, se nestes canais, o melhor mesmo é seguir a tendêndia: coluna mais larga à direita. É o tipo de avaliação que eu queria ter feito durante a fase de testes. Mas para analisar bem mesmo, só com dados de uma semana ou mais.

    Valeu pelos comentários 🙂

  • Eu gostei parabens show de bola 🙂 parabens a toda a equipe do Infowester

  • Obrigado, Geasi 🙂