Jornal mais antigo do mundo terá publicação apenas on-line. Será uma tendência?

O Post Och Inrikes Tidningar, jornal sueco direcionado a empresas e governos (uma espécie de diário oficial) em circulação desde 1645 – sendo, portanto, considerado o jornal mais antigo do mundo – deu uma notícia surpreendente: a partir do primeiro dia de 2007, deixará de veicular sua edição impressa para se dedicar somente ao noticiário on-line. Será uma tendência? Será que a era dos jornais em papel está chegando ao fim? Na minha opinião, não.

Os jornais transmitem suas notícias com um intervalo de algumas horas após os acontecimentos, ao contrário da internet, que possibilita que isso ocorra em questão de minutos. Além disso, a internet permite acesso a mais fontes de informação – na maioria dos casos, gratuitas. Por esses motivos, muita gente prefere ler notícias através da Web. É o meu caso – raramente compro jornal impresso.

Todavia, os jornais impressos continuarão a existir enquanto houver público para eles, e isso está longe de deixar de acontecer. Os jornais em papel não exigem nenhum dispositivo eletrônico para sua leitura, dão mobilidade e, em boa parte dos casos, são organizados em cadernos temáticos, cujas informações são, para muita gente, mais significativas do que notícias ou matérias dispersas pela internet. Sem considerar que, pelo menos em países como o Brasil, a internet é um meio de comunicação pouco ou nada explorado para uma parcela grande da população.

Quanto ao caso do Post Och Inrikes Tidningar, é necessário considerar que esse jornal é, conforme já dito, uma espécie de diário oficial, ou seja, seu conteúdo não tem o enfoque jornalístico das publicações convencionais. Bom, ao menos manterão a tradição, fazendo a impressão de três cópias de cada edição, que ficarão guardadas em bibliotecas universitárias…

Referência: IBL News.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn