Israel e Líbano: o retrato da guerra nos blogs

O dramático conflito entre Israel e Líbano é noticiado não apenas por redes de TV e jornais, mas também por quem participa dele, direta ou indiretamente. Como? Por blogs que, além de textos, exibem fotos e vídeos relacionados.

Tanto os relatos quanto os comentários impressionam: há declarações de ódio, desabafos, mensagens de apoio e até poemas:

“(…) A fé cega cria o preconceito
O preconceito invoca o ódio
O ódio causa a guerra
A vítima é sempre a humanidade
Deus, salve o Líbano (…)

Ruby Khaja”

O comentário de Ruby foi inserido no blog “pró-Israel” Live from am Israeli bunker, em um post que começa assim:

“12º dia de conflito, dois mortos, 80 feridos. O blog começou a ter uma enorme quantidade de comentários e alguns são de libaneses. Não sou censurador, e você está livre para dizer seus pensamentos e suas opiniões (…)”

Conflito entre Israel e Líbano

No The Lebanese Bloggers, um soldado que se identifica apenas como Shachar afirma que “não é justo que civis sejam feridos”.

A comunicação por blogs entre israelenses, libaneses e “o resto do mundo” se dá pelo idioma inglês. Em boa parte dos casos, o acesso à internet dos blogueiros é feito em abrigos protegidos dos ataques. No entanto, a atividades dessas páginas se iniciou bem antes dessa guerra.

Se a internet não consegue a tão sonhada paz, ao menos permite o díalogo.

Referência: IBL News.

Blogs: Beirut Notes; Live from am Israeli bunker; On the Face; The Lebanese Bloggers.

Emerson Alecrim





  • Raíssa

    ““(…) A fé cega cria o preconceito
    O preconceito invoca o ódio
    O ódio causa a guerra
    A vítima é sempre a humanidade
    Deus, salve o Líbano (…)

    Ruby Khaja” ”

    Que Deus nao salve apenas o Libano! E sim todos aqueles que estão proximos. Que tenha paz no mundo!
    Isso é o que muitos querem! Ninguém quer guerra!

    Rah

  • NIVALDO DE LIMA JUNIOR

    ESSE CONFLITO TA UMA PORCARIA, MUITOS BRASILEIROS ESTAO MORRENDO.,OS EUA ESTA APOIANDO ISRAEL A ATACAR O LINBANO. PARA ISRAEL ATACAR OS TERRORISTA QUE ESTAO NO LIBANO ESCONDIDO ELE VAI TER QUE DESTRUIR O LIBANO.

    01/08/2006 NVG

  • Camila rodrigues da silva

    Os EUA tem uma gana enorme pra t mais petroleo…pois é… eu vo explica…
    o libano é rico em petroleo…dai e claro ne!!!
    eles tao apoiando israel…

  • E por que ninguém fala que os judeus controlam grande parte do capital mundial????

  • murilo

    o libano é mito mole se eles comesarão bombardei tb

  • O mundo passa por um momento de extrema tristeza. A guerra é no Libano e Israel, mais é o mundo que está acompanhando a destruição… vemos a cada instante noticiarios na tv, de que pessoas estão fugindo de suas próprias casas, pessoas morrendo e nações inteiras sendo destruidas. Sinceramente eu, me sinto envergonhada de viver nesse mundo, um mundo onde a tecnologia esta cada vez mais avançada, facilitando dia pos dia a vida do ser humano, e proporcionando cada vez mais chances de destruição…. não quero julgar quem é certo….. se é Israel ou Libano, que que é isso…. quem sou eu….
    Mais só gostaria de deixar um recado, para quem quiser ler, VIOLÊNCIA, GUERRA, DESTRUIÇÃO, PRECONCEITO, não nos leva a lugar nenhum…..isso é o que a gente adolescentes e crianças vem aprendendo nas escolas, é o q nos ensinam…
    Mais agora, gostaria de entender; como é que querem um mundo de paz sem guerra, sem desigualdade, sem preconceito… se ao ligarmos uma tv ou radio, que seje, as notias são de guerra ou ataques terroristas???
    Está será mais uma tragédia q ficara na história do mundo, e que não levara nenhum pais a vitória… pois a guerra é sinônimo tristeza, destruição e muita crueldade… e digo a tds vcs sem medo, GUERRA NUNCA SERÁ SINÔNIMO DE VITÓRIA OU CONQUISTA!!! DIGO QUE VITORIOSOS SÃO AQUELES QUE RESOLVEM E INTERPRETAM SEUS PROBLEMAS DE FORMAS DIFERENTES E CIVILIZADAS. DE SER HUMANO PRA SER HUMANO!

  • célia

    Na verdade a guerra não é entre Israel e Líbano, mas entre Israel e o grupo extremista hezbolah, que matam e morrem em nome da religião muçulmana.O hezbolah não aceita o estado de Israel,como tantos outros países árabes não aceitam. a perseguição é contra Israel e tem sido assim desde que Abraao teve um filho com uma escrava. os árabes são descendentes de Ismael, enquanto Israelenses são descedentes de Israel filho de Isaque, filho da promessa.
    O mundo precisa parar de perseguir Israel.

  • felipe

    O Estado de Israel ta muito certo em livrar o Líbano e o mundo de mais um grupo terrorista que está disposto a treinar as crianças para se tornarem homens bomba!!!
    Israel não pode ficar á mercê de terroristas que do nada resolver sequestrar soldados que já tinham saído de seu território em 2000 e fizeram um enorme esforço para sair de gaza para entregar aos palestinos, e é isso que recebe em troca????
    Quero deixar claro minha indignação perante muitos comentários criticando Israel por estar salvando o mundo de mais um grupo terrorista que está disposto a matar seus próprios filhos levando a maior quantidade de israelenses possível. Pra quem não sabe, o líbano apóia o terrorismo em Israel assim como a Síria, o Irã e muitos outros países árabes.
    Que país em meio á guerra passaria uma hora antes de bombardear o lugar atirando panfletos avisando para os civis deixarem o lugar pois este era considerado alvo de mísseis per ser base de grupo terrorista?
    Isto jamais foi visto em nenhuma guerra, o que mostra a preocupação de Israel com os civis da região!
    Devemos refletir muito antes de sair escrevendo sobre um assunto delicado.

  • raphael

    sabemos por um livro muito rejeitado (bíblia)que tudo quanto esta acontecendo,nao somento no libano mas em todo cenário mundial, é cumprimento daquilo que um homem, também muito rejeitado, já havia pre anunciado como evidencia que o homem por sí só é incapaz de levar a perpetuacao de sua espécie, pois com desigualdade, fome, intolerância, se dizima a cada dia. A solução está nos ensinamentos daquele homen antes mencionado.

  • Ahmed

    Vejam só esses [–expressão moderada–] que acham que possuem um país roubado na base do verdadeiro e legalizado terrorismo está fazendo no Líbano, foi a mesma coisa com a Palestina quando [–expressão moderada–] anexaram essse território expulsando famílias inteiras de suas casas, imaginem vocês sendo expulsos de suas próprias casas para serem colocadas outras pessoas sabe lá da onde vieram, depois que o seu compatriota judeu Adolf Hitler ensinou-os na grande escola da guerra, a partir disso os judeus só sabem fazer guerra, porque pasaram no teste dessa grande escola de guerra. Infelizmente temos que conviver em nossa própria terra com esses europeus sanguinários que vieram com tanto ódio no coração envadir as terras de um povo que não tinha absolutamente nada a ver com o que se passou entre eles, sim entre eles, porque Hitler era judeu. Estamos pagando um preço enorme com nossa terra e nossas crianças por uma guerra gananciosa de um povo [–expressão moderada–] que somente por egoísmo e ¨religiosidade¨ quer anexar terras de outros na legalidade TERRORISTA cedida pelos Estados Unidos e AS NAÇÕES UNIDAS ONU. O mais engraçado é que o mundo assiste o verdadeiro terrorismo de crianças mortas no Líbano ao vivo, e até agora o Hezbolah citado como ¨TERRORISTA¨ atacando militares que tentam invadir para anexar territórios e aumentar suas matanças contra civis. Estamos a mercê de um delinquente mental e psicopata que se diz democrático, mas totalmente militarizado e em seu mandato como presidente só fez guerra, é um absurdo que o povo americano e o povo judeu não enxerga isso, seus governantes precisam fazer guerra para estarem bem nas pesquisas de opinião, é totalmente absurdo um povo que precisa de guerra para saber se o seu presidente está governando bem ou não. Ainda teremos que conviver com esse tipo de gente no mundo, pessoas que pensam dessa maneira para explorar o 3° mundo, a palavra já diz nos chamam de 3° mundo de atrasados e pobres enquanto isso estamos sendo roubados e asassinados por eles para darem a seu povo uma qualidade de vida melhor, Então vamos abrir os olhos e refletirmos porque amanhã poderá ser outras crianças e outros povos do 3° mundo a serem massacrados por essa máquina terrorista de guerra.

  • MODERAÇÃO

    Caros visitantes,

    No intuito de evitar discussões agressivas, suspendemos os comentários neste tópico. Todos têm o direito de manifestar sua opinião, mas de forma adequada, sem ataques a pessoas ou etnias.

    Por favor, não façam deste blog uma extensão desta triste guerra que acontece. Agradecemos a compreensão.

    MODERAÇÃO