Firefox Campus Edition?!

Firefox Campus EditionA Mozilla Foundation parece estar preparando uma versão especial do navegador Firefox para estudantes universitários chamada Firefox Campus Edition. Aparentemente, o browser em si será igual à versão tradicional. O diferencial estará no fornecimento de plugins e recursos específicos.

Segundo o blog Compiler (da Wired Blogs), pelo menos três plugins já estão confirmados:

Confesso que achei um pouco estranho a inclusão do FoxyTunes, já que esse plugin está mais para uma ferramenta de entretenimento. Se seu uso não for controlado, poderá até servir como distração. Todavia, a Mozilla talvez entenda que diversão também faz parte do negócio…

De qualquer forma, creio que os recursos do Firefox Campus Edition não se limitarão a isso. A Mozilla provavelmente incluirá mais recursos, como buscas otimizadas para pesquisas, links para sites de bibliotecas ou centro de pesquisas, entre outros.

O jeito é esperar para ver. Até o momento, não há nenhum dado concreto sobre a data de lançamento do Firefox Campus Edition, mas a página onde o software poderá ser baixado pede para o usuário voltar depois, o que me faz suspeitar que o lançamento está bem próximo.

Referência: Compiler.

Emerson Alecrim





  • Poderia ter um plugin para o Facebook também, utilizado por muitos universitários. 😀

  • Emerson Alecrim

    É verdade, seria uma boa. Apesar de aberto ao público em geral, o Facebook ainda preserva suas características iniciais de se focar no ambiente acadêmico.

  • Fernando Gaspar da Silva

    Bom, eu estudo música, pra mim ia unir o útil ao agradável 😉 Se bem que eu nem uso esse Firefox…

  • Gustavo Taquara

    Emerson, esse Firefox já está disponível e eu testei. É D E C E P C I O N A N TE! Só tem mesmo esses plugins que você falou. Acho que só interessa aos norte-americanos, por que aqui não tem nenhuma graça utiliza-lo… Mas valeu pela dica!

    [],s

  • Emerson Alecrim

    Se não usa, faça um teste com o Firefox por um tempo, Fernando. Esse navegador é muito bom, especialmente pela infinidade de plugins existentes pra ele.

    Tem razão, Gustavo. Também instalei aqui e não me agradou muito. Acho que essa versão é mais uma jogada de marketing do que outra coisa…

    Abraços!