E se a internet parasse?

Uma curiosa reportagem feita pela revista Super Interessante responde a uma pergunta que, imagino eu, muita gente já se fez: e se a internet parasse, o que aconteceria? Muita coisa:

– A telefonia entraria em colapso, devido ao aumento considerável no número de ligações;

– Muitos setores do governo teriam dificuldades, como a Receita Federal do Brasil, extremamente dependente da internet;

– A economia de muitos países entraria em crise, em especial a dos EUA;

– Os bancos sentiriam menos o impacto, embora deixariam, só no Brasil, de atender a 26 milhões de usuários de internet banking.

A matéria não cita, mas certamente o cotidiano de muita gente ficaria alterado, já que a internet é obrigatória para muitas pessoas, da mesma forma que a TV é para outras.

A internet pode mesmo parar? É improvável, mas pode. A “grande rede” é controlada por 13 super-computadores, que contam com a retaguarda de outros mil de menor potência, mas que podem assumir as operações se algum dos principais sair do ar. Eu duvido que isso aconteça, a não ser que nos deparemos com uma “Terceira Guerra Mundial”. A internet é tão importante hoje em dia que, se alguém realmente tiver a capacidade de derrubá-la, haverá um “exército” para impedí-la.

Para mais detalhes sobre o assunto, leia a matéria da Super Interessante.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn