E se a internet parasse?

Uma curiosa reportagem feita pela revista Super Interessante responde a uma pergunta que, imagino eu, muita gente já se fez: e se a internet parasse, o que aconteceria? Muita coisa:

– A telefonia entraria em colapso, devido ao aumento considerável no número de ligações;

– Muitos setores do governo teriam dificuldades, como a Receita Federal do Brasil, extremamente dependente da internet;

– A economia de muitos países entraria em crise, em especial a dos EUA;

– Os bancos sentiriam menos o impacto, embora deixariam, só no Brasil, de atender a 26 milhões de usuários de internet banking.

A matéria não cita, mas certamente o cotidiano de muita gente ficaria alterado, já que a internet é obrigatória para muitas pessoas, da mesma forma que a TV é para outras.

A internet pode mesmo parar? É improvável, mas pode. A “grande rede” é controlada por 13 super-computadores, que contam com a retaguarda de outros mil de menor potência, mas que podem assumir as operações se algum dos principais sair do ar. Eu duvido que isso aconteça, a não ser que nos deparemos com uma “Terceira Guerra Mundial”. A internet é tão importante hoje em dia que, se alguém realmente tiver a capacidade de derrubá-la, haverá um “exército” para impedí-la.

Para mais detalhes sobre o assunto, leia a matéria da Super Interessante.

Emerson Alecrim





  • Eu não teria mais amigos.

    E isso não é uma gracinha.

  • Acho que o unico pais que não teria tantos problemas seria a China que tem projeto de uma internet so dela.

  • loco

    Lição de casa para crackes e aspirantes, serve tambem para terroristas, consiga acesso a esses computadores e pare a internet por 1/2 hora só para ver o caos se instalar no mundo

  • Isso poderia virar um livro, como O Dia em que a Terra Parou.