O que é Wi-Fi 7? Características e vantagens

Introdução

O Wi-Fi 7 (IEEE 802.11be) é uma tecnologia de rede sem fio anunciada oficialmente em janeiro de 2024. A novidade tem especificações que a tornam mais rápida e estável que as versões anteriores da tecnologia.

Descubra quais são as principais características do Wi-Fi 7 nas próximas linhas. Se preferir, acesse diretamente um dos tópicos do texto:

- Definição de Wi-Fi 7
- Qual a velocidade do Wi-Fi 7?
- Outras vantagens do Wi-Fi 7
- Como o Wi-Fi 7 funciona?
. Canais de até 320 MHz
. Modulação 4K QAM (ou 4096-QAM)
. Tecnologia MLO
. MRU e Puncturing
- Especificações do Wi-Fi 7

Roteador Wi-Fi
Roteador Wi-Fi

Definição de Wi-Fi 7

Wi-Fi 7 é o nome comercial da especificação IEEE 802.11be. Trata-se de uma das várias versões da tecnologia Wi-Fi, usada para criar redes sem fio para celulares, computadores, impressoras, TVs e vários outros dispositivos.

O Wi-Fi 7 é até quatro vezes mais rápido do que o Wi-Fi 6E e o Wi-Fi 6, as versões anteriores. Além disso, o padrão inclui recursos que tornam as conexões mais estáveis, eficientes e com menor latência.

A tecnologia começou a ser desenvolvida em 2019, mas seu anúncio oficial ocorreu em 8 de janeiro de 2024, quando a Wi-Fi Alliance anunciou o programa Wi-Fi Certified 7, que atesta que equipamentos que levam o selo de certificação mostrado mais abaixo são plenamente compatíveis com a tecnologia.

Qual a velocidade do Wi-Fi 7?

A tecnologia Wi-Fi 7 pode alcançar uma de taxa de transferência de dados de até 46 Gb/s (gigabits por segundo).

Mas essa é a velocidade máxima teórica. Normalmente, a taxa alcançada é consideravelmente inferior a esse limite por depender de vários fatores, como qualidade do roteador Wi-Fi, existência de interferências no local e número de dispositivos conectados ao mesmo tempo à rede sem fio.

Apesar disso, o Wi-Fi 7 consegue ser a versão mais rápida da tecnologia até então, como indica o seguinte comparativo (também com taxas máximas teóricas):

  • Wi-Fi 7 (802.11be): até 46 Gb/s
  • Wi-Fi 6 (802.11ax): até 9,6 Gb/s
  • Wi-Fi 5 (802.11ac): até 6 Gb/s
  • Wi-Fi 4 (802.11n): até 600 Mb/s
  • Wi-Fi 3 (802.11g)*: até 54 Mb/s
  • Wi-Fi 2 (802.11a)*: até 54 Mb/s
  • Wi-Fi 1 (802.11b)*: até 11 Mb/s

A velocidade do Wi-Fi 7 é mais do que suficiente para transmissões de vídeo em resolução 4K ou 8K, por exemplo.

*A numeração sequencial nas versões do Wi-Fi é reconhecida a partir da quarta geração da tecnologia; as versões anteriores são numeradas de modo não oficial.

Outras vantagens do Wi-Fi 7

A taxa de transferência de dados que pode chegar a 46 Gb/s é um dos benefícios do Wi-Fi 7. Outras vantagens da tecnologia incluem:

  • Menor latência: medida em milissegundos que indica o tempo que um dado leva para ser transmitido de um aparelho Wi-Fi a um dispositivo conectado a ele; espera-se uma latência menor no Wi-Fi 7 em relação aos padrões anteriores, favorecendo aplicações em tempo real, como chamadas de vídeo e jogos online;
  • Largura de banda de até 320 MHz: essa característica torna o Wi-Fi adequado a aplicações que demandam grande volume de dados, incluindo realidade aumentada e realidade virtual;
  • Alta segurança: o Wi-Fi 7 é compatível com mecanismos atuais de segurança, incluindo o protocolo WPA3 e, espera-se, o protocolo WPA4 (ainda a ser anunciado);
  • Suporte a três frequências diferentes: assim como o Wi-Fi 6E, uma rede Wi-Fi 7 pode funcionar a 2,4 GHz, 5 GHz ou 6 GHz;
  • Retrocompatibilidade: dispositivos baseados em versões anteriores poderão se conectar a redes Wi-Fi 7, mas dentro dos limites da sua versão do Wi-Fi; da mesma forma, dispositivos com Wi-Fi 7 poderão se conectar a redes baseadas nas versões anteriores, salvo exceções pontuais.

Selo Wi-Fi Certified 7 criado pela Wi-Fi Alliance
Selo Wi-Fi Certified 7 criado pela Wi-Fi Alliance

Como o Wi-Fi 7 funciona?

Entenda o funcionamento do Wi-Fi conhecendo as principais características técnicas da tecnologia, descritas nos tópicos a seguir.

Canais de até 320 MHz

Uma das características notáveis do Wi-Fi 7 é o suporte a canais com largura de banda de até 320 MHz, o dobro da largura máxima suportada pelo Wi-Fi 6E, a versão anterior da tecnologia. Quanto maior esse parâmetro, mais dados podem ser transmitidos simultaneamente.

Modulação 4K QAM (ou 4096-QAM)

Contribui para o maior desempenho do Wi-Fi 7 em relação às versões anteriores o suporte à modulação 4K QAM (ou 4096-QAM), que aumenta em até quatro vezes a quantidade de dados enviados de uma só vez na comparação com a modulação 1024-QAM usada no Wi-Fi 6 e 6E.

Tecnologia MLO

A Intel explica que o Wi-Fi 7 suporta a tecnologia MLO (Multi-Link Operation), que permite a um dispositivo se conectar à rede sem fio utilizando mais de uma frequência disponível.

Por exemplo, um celular compatível pode se conectar a uma rede Wi-Fi 7 usando as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz ao mesmo tempo, tornando o tráfego de dados de determinadas aplicações mais rápido ou menos suscetível a erros.

Redes de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz

Vale reforçar que a tecnologia Wi-Fi 7 permite a criação de redes sem fio que operam a 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. É nesta última que canais de até 320 MHz são suportados.

MRU e Puncturing

O padrão Wi-Fi 7 suporta ainda a tecnologia MRU (Multiple Resource Unit) com a técnica Puncturing. Essa combinação otimiza a conexão ao permitir que a parte de um canal da transmissão que estiver indisponível passe a ser utilizada.

A vantagem disso está no fato de que, nas versões Wi-Fi 6 e 6E, todo grande canal ativo (de 160 MHz, por exemplo) fica indisponível para outros usos, mesmo se só uma parte dele estiver em operação.

Com o MRU e o Puncturing, o Wi-Fi 7 segmenta o canal em numerosas partes menores chamadas unidades de recursos para melhorar o aproveitamento do sinal, bem como reduzir a latência e o risco de interferências.

16×16 MU-MIMO

O Wi-Fi 7 também suporta o padrão MU-MUMO (Multi User Multiple-Input Multiple-Output), que eleva as taxas de transferência de dados para múltiplos dispositivos conectados à redes combinando várias vias de transmissão (antenas).

A tecnologia Wi-Fi 7 pode operar no esquema 16×16 MU-MIMO, o que implica uma operação com até 16 fluxos de transmissão de dados.

Especificações do Wi-Fi 7

Para finalizar, a lista abaixo resume as características técnicas do Wi-Fi 7 (802.11be):

  • Transferência de dados: até 46 Gb/s
  • Frequência: tri-band — 2,4 GHz, 5 GHz, 6 GHz
  • Largura de banda (canais): 20, 40, 80, 80+80, 160, 320 MHz
  • Modulação: 4K QAM (ou 4096-QAM)
  • Segurança: WPA3 (espera-se suporte ao WPA4)
  • Outros recursos: MRU e Puncturing, 16×16 MU-MIMO

Publicado em 23_01_2024.

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn