“Universidade P2P” oferece cursos inspirados na troca de arquivos pela internet
P2P University (P2PU). Este é o nome de um projeto educacional que oferece cursos dos mais variados tipos pela internet. Como o nome indica, a iniciativa é inspirada nas tecnologias de trocas de arquivos (Peer-to-Peer – P2P), como o BitTorrent.
De acordo com Philipp Schmidit, um dos fundadores da P2PU, qualquer pessoa pode participar e inclusive incluir novo conteúdo. Sendo assim, qualquer pessoa pode ser professor, isto é, criador de um curso. Isso porque os próprios alunos avaliam os treinamentos oferecidos. "Se não gostarem, abandonam", disse.
O objetivo do projeto não é só o de oferecer mais uma opção aos estudantes autodidatas, mas também amenizar possíveis falhas do sistema educacional tradicional. "Se você estuda programação Web na universidade, a tecnologia que aprendeu no curso estará obsoleta quando entrar no mercado de trabalho", argumenta Schmidit.
Apesar do nome "University", o usuário não recebe títulos ou certificados ao concluir os cursos, já que o foco é apenas o de gerar conhecimento. No entanto, algumas instituições reconhecem o projeto, como a Mozilla Foundation e uma universidade dos Estados Unidos, que oferece créditos para os alunos que fizerem cursos na P2PU.
No momento, o projeto conta com pouco mais de 30 cursos, mas a expectativa é a de que esse número chegue a 200 no final de 2011. Ao menos por enquanto, a maior parte dos materiais oferecidos está no idioma inglês. Mais informações e cadastro no endereço www.p2pu.org.
Referência: ELPAÍS.com.