Seagate assume o controle da LaCie

No final de maio (2012), a Seagate, uma das maiores fabricantes de HDs do mundo, foi às compras novamente e anunciou a aquisição de boa parte das ações da francesa LaCie, companhia especializada, entre outros, em discos rígidos externos e soluções para RAID. O negócio foi concluído na última semana e, com isso, a Seagate passou a ser dona de 64,5% da LaCie.

Seagate + LaCie

Na transação, a Seagate desembolsou 4,05 euros por ação, totalizando pouco mais de 146 milhões de euros. Com a venda sendo autorizada por autoridades regulatórias francesas, alemãs e norte-americanas, e tendo a partir de agora a maior parte dos papéis da LaCie, a Seagate assume por direito o controle da recém-adquirida.

Mas a empresa quer mais: a Seagate revelou que, nos próximos seis meses, tentará ser dona de 95% da LaCie. Para incentivar a venda dos papéis necessários para o alcance desta meta, a empresa se comprometeu a aumentar o valor das ações pagas a Philippe Spruch (co-fundador da LaCie) e seus afiliados de 4,05 euros para 4,17 euros, podendo chegar a 4,50 euros em relação aos acionistas independentes, desde que o percentual desejado seja obtido dentro do prazo estipulado.

O negócio é importante para a Seagate porque as soluções da LaCie complementam o seu leque de produtos. Além disso, a LaCie pode ajudar a Seagate a assumir de vez a liderança do mercado, especialmente pelo fato de a primeira ser uma marca com expressiva participação em mercados importantes, como Europa e Japão. Como se não bastasse, a Seagate passa a assumir também o Wuala, site de armazenamento de arquivos nas nuvens criado pela LaCie para competir com serviços como o Dropbox.

Pelo menos a princípio, a marca LaCie será mantida. Mas algumas mudanças já estão ocorrendo: Philippe Spruch, por exemplo, passará a ser responsável pela divisão de produtos de armazenamento para o consumidor da Seagate.

Referências: Forbes, Seagate.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.