Panda: 2008 teve cerca de 22 mil novos malwares por dia

VírusA Panda Security, empresa especializada em antivírus e em outras soluções de segurança, acaba de divulgar um relatório em que afirma ter detectado cerca de 35 mil malwares (vírus, cavalos-de-tróia, spywares, entre outros) por dia durante o ano de 2008, sendo que destes 22 mil eram novos.

De acordo com a empresa, 67,7% dessas pragas são do tipo “cavalo-de-tróia” e têm a função de capturar dados confidenciais do usuário, como senhas e informações bancárias. Adwares representam 19,9% das detecções e os vírus, 4,22%.

No que se refere aos cavalos-de-tróia, a Panda frisa que o principal alvo são os usuários de bancos brasileiros. Em relação aos adwares, a Panda chamou a atenção para os falsos antivírus. Esse tipo de praga informa que o computador do usuário está contaminado e faz uma oferta de um suposto antivírus para eliminar o problema. Se o usuário acreditar e pagar pelo falso software, poderá até piora o problema e, é claro, perderá dinheiro.

Segundo Luis Corrons, diretor técnico da Panda, “a sensação dos usuários é de segurança, por isso, em muitas ocasiões, as pessoas não utilizam medidas de segurança ou não aplicam todas as que deveriam. O fato é que há mais malwares do que nunca e essa sensação de segurança só favorece os delinquentes virtuais, que podem infectar mais computadores sem serem descobertos”.

Para ter seu computador protegido de malwares e outros problemas de segurança, é recomendável manter o sistema operacional sempre atualizado, utilizar um bom antivírus e um bom firewall, e tomar cuidado com mensagens maliciosas recebidas por e-mail, Orkut, sites de conteúdo duvidoso e afins.





2 comentários:

  1. Carlos Wagner de Alcântara


    Obrigado pelo infowester existir…!

  2. Fábio


    Obrigado pela noticia nota 10 para o infowester divulgar essa noticia tão importante.