Nokia se torna a única dona da Symbian

A Nokia divulgou hoje uma nota em que anuncia a aquisição da Symbian, empresa que desenvolve um sistema operacional de mesmo nome para telefones celulares e que é muito utilizado nos aparelhos da própria Nokia. Até então, a companhia possuía 48% da Symbian. O restante estava nas mãos da Sony Ericsson, da Siemens e de outras empresas.

Nessa transação, a Nokia pagará a quantia de 264 milhões de euros (aproximadamente 660 milhões de reais). A empresa, no entanto, decidiu confiar os trabalhos de desenvolvimento à recém-criada Symbian Foundation (formada por empresas como AT&T, LG, NTT DoCoMo, Samsung, Sony Ericsson, a própria Nokia, entre outras), já que tornará o sistema uma plataforma de código aberto.

Aparentemente, a intenção da Nokia com essa iniciativa é a de se posicionar na disputa de mercado prometida pelos projetos Android e LiMo, além da Apple, com o iPhone. Mas, para isso, a Symbian Foundation terá que se esforçar para criar estratégias de planejamento e desenvolvimento que tornem o seu sistema apto a concorrer com os projetos menciados.

Referência: Nokia Communications.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.