Google vai investir em acesso à internet para localidades pobres

O Google anunciou recentemente o seu plano de investir em um projeto que visa levar acesso à internet a lugares pobres ou de difícil acesso localizadas na Ásia, África, América Latina e Oriente Médio.

De acordo com o Google, a maioria dos países desenvolvidos conta com uma estrutura formada por cabos de fibra óptica que permitem o uso intensivo da internet. Essa solução, no entanto, pode ser muito cara em determinadas localidades ou pode ter problemas de implementação devido a questões políticas.

A solução que o Google irá investir atende pelo nome de O3b Networks. Trata-se de um conjunto de satélites de órbita média (tem cerca de um terço da altitude usada por satélites geo-sincronizados) capaz de oferecer acesso rápido à internet mesmo em lugares bastante remotos. Como estão mais próximos da Terra, esses satélites conseguem trafegar dados de maneira mais rápida, resultando em maior velocidade de acesso.

A implementação das redes O3b deve ser iniciada no final de 2010. Para saber mais detalhes sobre a tecnologia, acesse o seu site oficial.

Referência: Blog do Google Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.