Distribuição Ubuntu completa 5 anos

UbuntuA distribuição Linux Ubuntu está completando hoje o seu quinto aniversário. A primeira versão do sistema, de codinome Warty Warthog, foi lançada em 20 de outubro de 2004 e contava com kernel Linux 2.6.8, Gnome 2.8 e Firefox 0.9.3.

O grande responsável pelo sucesso do Ubuntu é o sul-africano Mark Shuttleworth, que faturou mais de 500 milhões de dólares ao vender sua empresa de segurança para a VeriSign. Com o dinheiro, se tornou o segundo “turista espacial” da história, mas também fundou a Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu e por projetos como o site Launchpad.

O Ubuntu é um sistema operacional baseado na distribuição Debian e é uma dos projetos de código-fonte aberto mais populares da atualidade. A Canonical tem o costume de lançar uma nova versão do Ubuntu a cada seis meses e a numeração de cada edição corresponde ao ano e ao mês de lançamento. Assim, a primeira versão da distribuição recebeu a numeração 4.10, ao invés do tradicional “1.0”, sendo o número ‘4’ oriundo do final de 2004 e o número ’10’ referente ao mês de outubro. Seguindo essa lógica, a próxima versão a ser lançada é a 9.10, que já tem data para chegar oficialmente aos computadores dos usuários: 29 de outubro (2009).

O Ubuntu costuma ter boa aceitação até mesmo entre usuários leigos, mas é inevitável que muitas pessoas estranhem o seu nome. Sua denominação foi adotada porque se refere a uma ideologia sul-africana de mesmo nome que significa “humanidade com os outros”.

Para baixar o Ubuntu e conhecer mais detalhes do sistema operacional, basta acessar o site ubuntu.com.

Referências: Softpedia, Wikipedia.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.