De olho no mercado de tablets, Intel anuncia a linha Atom Oak Trail

Intel AtomA Intel anunciou recentemente uma nova linha de processadores Atom: de codinome Oak Trail, a novidade foi desenvolvida especialmente para tablets, netbooks e outros dispositivos portáteis. O produto é baseado na plataforma Morrestown, anunciada em 2007, mas possui o importante diferencial de ter suporte ao Windows e a várias tecnologias de entrada e saída, como HDMI.

O Atom Oak Trail também possui compatibilidade com os sistemas operacionais MeeGo e Android e é preparado para lidar de maneira otimizada com as atividades mais comuns em dispositivos portáteis, como navegação na internet, execução de áudio e reprodução de vídeo, mesmo em alta definição.

A Intel espera atrair o interesse dos fabricantes pela capacidade do Atom Oak Trail de alinhar desempenho e baixo consumo de energia, característica importantíssima para dispositivos móveis que, por causa de sua compactação, não podem contar com baterias de capacidade maior.

Os primeiros aparelhos equipados com o Atom Oak Trail só deverão chegar ao mercado no primeiro trimestre de 2011.

A Intel também anunciou uma atualização da linha Atom denominada Pine Trail, cujo principal diferencial é a implementação de dois núcleos (dual core) combinada com baixo consumo de energia.

Referências: ZDNet, InformationWeek.