Brasil: 84% dos motoristas falam ao celular enquanto dirigem, aponta pesquisa

Imagem ilustrativa de telefone celularUma pesquisa divulgada recentemente pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) fornece uma constatação preocupante: um levantamento feito nos cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo mostra que 84% dos motoristas entrevistados falam ao celular enquanto dirigem, mesmo reconhecendo os riscos deste ato.

A pesquisa também revela que 48% dos motoristas que responderam à pesquisa já enfrentaram situações de perigo no trânsito motivada por algum tipo de distração, sendo esta causada pelo telefone celular em 23% dos casos. A consequência não poderia ser outra: embora não se saiba exatamente quantos acidentes são causados pelo uso do celular ao volante, é inegável que esta prática contribui para o número elevado de acidentes no trânsito do Brasil.

Para Sérgio Franco, coordenador da pesquisa, a curto prazo, somente a fiscalização – “para doer no bolso” – pode amenizar esse problema. A longo, políticas públicas para a educação no trânsito se mostram como uma solução.

Dados oficiais indicam que cerca de 35 mil pessoas morrem por ano no país por causa de acidentes do tipo. No entanto, de acordo com Fernando Diniz, presidente da ONG Trânsito Amigo e pai de um jovem que perdeu a vida no trânsito em 2003, esse número é de pelo menos 60 mil óbitos, uma vez que as estatísticas do governo não consideram mortes que ocorrem depois dos acidentes, nos hospitais.

A dica dada pelas autoridades não poderia ser outra: não utilize o telefone celular enquanto estiver dirigindo; de preferência, desligue o aparelho.

Referência: Agência Brasil.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.