Aniversariante do dia: Twitter completa 4 anos de existência

TwitterFoi em 21 de março de 2006 que o Twitter foi utilizado oficialmente pela primeira vez, com a frase “just setting up my twttr” (“apenas configurando meu twttr”), enviada por Jack Dorsey, um dos fundadores do serviço. A denominação “twttr” não é nenhum erro ou abreviação: trata-se do nome original da iniciativa, aparentemente inspirado no Flickr.

O Twitter surgiu da ideia de se criar um serviço de comunicação simples e de fácil utilização, onde o usuário simplesmente cria sua mensagem e a envia logo em seguida, de maneira semelhante aos recados em SMS. O limite de 140 caracteres para cada mensagem não existia e só foi implementado em 2007. Esse número foi adotado com base na quantidade máxima de 160 caracteres dos serviços de SMS dos Estados Unidos, com o diferencial de que no Twitter vinte caracteres ficam reservados ao nome do usuário.

O serviço passou a se tornar conhecido por “convidar” as pessoas a dizer o que está fazendo no momento. Cada usuário pode acompanhar, ou melhor, “seguir” quantas pessoas quiser, assim como pode ser “seguido” por um número ilimitado de outros usuários.

Logo, os participantes do Twitter passaram a utilizá-lo para conversar sobre os mais diversos assuntos, de tal forma que, hoje, o serviço se tornou inclusive uma importante ferramenta de informação: acontecimentos do momento, links para textos importantes, avisos de problemas no trânsito e acompanhamento de eventos esportivos estão entre as suas inúmeras possibilidades.

Atualmente, o Twitter conta com cerca de 75 milhões de usuários em todo o mundo e já ultrapassou a marca de 10 bilhões de mensagens (ou tweets), sendo que mais de 50 milhões de frases são publicadas todos os dias.

Parabéns ao Twitter!

Referência: Mashable.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.