YouTube e o silêncio dos… huum… ilegais?

O YouTube começou a colocar em prática uma medida inusitada para combater a publicação de conteúdo ilegal: está emudecendo os vídeos que usam músicas de forma não autorizada. Isso mesmo, emudecendo! Isso significa que todo vídeo que tiver uma música cujo detentor dos direitos autorais não forneceu licença de uso poderá ficar sem áudio algum.

Um exemplo de vídeo “vitimado” é este aqui. Neste link tem outro. Repare inclusive que o botão de volume dos players está desativado e que a seguinte frase é exibida logo abaixo dos vídeos:

Este vídeo contém trilha sonora que não foi autorizada pelos detentores dos direitos autorais. O áudio foi desativado. Mais informações sobre direitos autorais.

A iniciativa pode desagradar muitos usuários, é claro, especialmente aqueles que produzem vídeos próprios (para homenagear alguém, por exemplo), mas que colocam uma música qualquer de fundo. Porém, temos que entender também o lado do YouTube: vira e mexe surge notícias de empresas processando o Google por causa da exibição de conteúdo não autorizado no serviço. E pagar indenização é sempre chato e dolorido pro bolso, imagina em época de crise

Botão Mudo

Por outro lado, tenho minhas dúvidas quanto a eficiência dessa medida. O YouTube recebe milhares de vídeos novos por dia e não tem tecnologia nem pessoal suficiente para fiscalizar cada material. Se tivesse, simplesmente apagaria tudo o que é vídeo considerado ilegal.

Na minha opinião, isso é apenas uma forma do YouTube dizer à indústria fonográfica que está dando atenção ao assunto, porque a empresa sabe que não irá intimidar usuário nenhum com isso. E convenhamos: se um dia a empresa conseguir fiscalizar todos os vídeos que entram no serviço, poderá ver o seu número de usuários cair drasticamente…

Referência: Mashable.

Emerson Alecrim





  • Não seria melhor contratar alguns funcionários para pelo menos verificar o processo de inclusão dos vídeos no YouTube?

    Acho que o Videolog.tv que faz isso (pelo menos, eu acho) e acredito que seja algo eficiente.

    Mas vamos que vamos, quem sabe a galera decide do YouTube e começa a usar outros serviços bem melhores por sinal.

    Abs

  • André Eidler

    Este lance de direitos autorais no Youtube é complicado. Eles querem proteger seus artistas enquanto outros pegam um vídeo do inocente Chaves e modificam o áudio colocando conteúdo e falas ridículas e ninguém faz nada.

    Vou fazer uma campanha para que publiquem novamente o vídeo do Twister Sister – “we’re not gonna take it” que foi retirado do site. Este clássico pertence ao mundo e não a gravadoras!

  • Pingback: Blog InfoWester » Free Music Archive: músicas de graça e de qualidade()