Norton AntiVírus deixa chineses furiosos
Todo mundo está cansado de saber dos problemas de censura na internet que os cidadãos chineses sofrem. Na verdade, não é só na internet, como deixa bem claro este post. Como se essas questões já não fossem o suficiente para atrapalhar a vida dos nossos “vizinhos do outro lado do mundo”, essa semana, o Norton AntiVirus resolveu sacaneá-los.
A Symantec liberou uma atualização de seu antivírus, como faz regularmente, mas a versão chinesa tinha uma falha que identificava os arquivos netapi32.dll e lsasrv.dll como cavalos-de-tróia e, portanto, os eliminava. Ao desligar o PC e ligá-lo novamente, os usuários notaram que, ao invés do Windows iniciar normalmente, a velha e saudosa tela azul da morte aparecia. Isso aconteceu porque os arquivos mencionados são essenciais ao funcionamento do sistema operacional.
Poucas horas depois da descoberta da falha, a Symantec liberou uma nova versão da atualização para corrigir o bug, mas já era tarde. Apesar do problema só ter afetado a versão chinesa com Service Pack 2 do Windows XP, milhares de chineses arrancaram os cabelos tentando recuperar o sistema operacional…
Com um antivírus assim, quem é que precisa de vírus?
Referência: ComputerWorld.
Emerson Alecrim
26 de maio de 2007 às 11:01
Por isso que não uso anti-virus,tenho instalado mas nem deixo rodando.
Mas como assim o norton excluia sem nem ao menos perguntar se eles queriam ou não?
Bizarro…
26 de maio de 2007 às 12:24
A symantec deveria ter mais responsabilidade tratando-se de uma empresa de tamanha importância.
27 de maio de 2007 às 1:13
hauha numa ocasião dessa eu fico rindo rsrsr ja nunca gostei do nortom isso então me deixa mais felizes e como o 1º amigo disse..bizarro msm ñ pergunta na hora de deletar….!!!
27 de maio de 2007 às 22:07
Thiago, é possível configurar o Norton (e outros antivírus) para eliminar automaticamente pragas identificadas. Como ele achou que os arquivos eram realmente vírus… Deu no que deu, hehehe…
Tem toda razão, João. Isso acaba com a credibilidade de uma empresa…
Uira, quem também deve ter caído na risada foram os donos das lan-houses não afetadas 😀
31 de maio de 2007 às 11:46
Por isso uso o NOD32. Sem frescura, e leve.
2 de junho de 2007 às 19:08
é por isso q uso NOD 32 no windows. mas bom msm é usar Linux ou qq sistema *NIX, como Mac OS X, Solaris, AIX, FreeBSD… qq um desse naipe