Na Espanha, Stallman diz que software proprietário impede a solidariedade social
O jornal El Mundo publicou uma notícia sobre a recente visita de Richard Stallman – presidente da Free Software Foundation – à Espanha. Após participar de eventos na Universidad Pública del País Vasco, Stallman deu uma entrevista a jornalistas, onde mais uma vez defendeu o software livre.
Em suas explicações, Richard Stallman frisou as vantagens do software livre, como a possibilidade de usar o programa conforme a necessidade, livre acesso ao código-fonte (inclusive para alteração), distribuição de cópias ilimitadas, etc.
Em relação ao software proprietário, Stallman declarou que empresas como a Microsoft querem “impedir a cooperação e a solidariedade social”. O software livre, por sua vez, respeita a vontade do usuário.
Em contrapartida, Stallman destacou que não é seu desejo impôr a cooperação através de suas filosofias, mas dar a todos a possibilidade de compartilhar sempre que isso for desejável.
Para ler a matéria, clique aqui. Também é recomendável a leitura deste texto, que contém uma entrevista concedida por Stallman em 2004.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn