Este cartão microSD tem incríveis 512 GB de capacidade

É difícil imaginar que um dispositivo menor que uma unha possa armazenar tantos gigabytes de dados, mas ele é real: uma companhia de nome Integral Memory anunciou em 22 de janeiro (2018) um cartão microSD com 512 GB de capacidade — muitos modelos de SSD vendidos por aí não chegam nem perto disso.

microSD Integral de 512 GB

O cartão, na verdade, é do tipo microSDXC e tem as especificações V10, UHS-I e U1. Não entendeu nada? Não esquenta a cabeça que eu explico tudo resumidamente:

microSDXC: o cartão da Integral é do tipo Secure Digital Extended Capacity, ou seja, tem alta capacidade de armazenamento (mas isso já está claro, né?);

V10: significa que o microSD está de acordo com o padrão Video Speed Class 10, isto é, é indicado para equipamentos que precisam gravam vídeos com velocidade mínima de 10 MB/s (megabytes por segundo);

UHS-I: indica que o cartão pode gravar dados à velocidade máxima de 104 MB/s — o cartão da Integral suporta até 80 MB/s;

U1: informa que o cartão tem velocidade mínima de gravação de 10 MB/s (sim, como o V10, só que este é uma referência para vídeos, enquanto o U1 é para aplicações em geral).

Há cada vez mais smartphones que suportam cartões de memória com altíssima capacidade, sem contar a quantidade de equipamentos de vídeo que gravam em 4K e, portanto, precisam mesmo de muito espaço para armazenamento. Então, pode ter certeza, o microSD de 512 GB da Integral vai ser muito bem-vindo.

Ainda não há estimativa de preço, pois o dispositivo vai ser lançado só em fevereiro. Mas ele deverá custar pelo menos US$ 250 nos Estados Unidos. Infelizmente, não há previsão de disponibilidade no Brasil.

Ah, se você quiser saber tudo, mas tudo mesmo sobre o assunto, incluindo as siglas acima, confira este guia sobre microSD 😉

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn