Destaques de 2006 em tecnologia e internet

O ano de 2006 não foi nada tedioso para os usuários de tecnologia e internet. Houve tantas novidades e acontecimentos interessantes, que fica até difícil fazer uma lista de destaques sem cometer injustiça. Mesmo assim, arrisco: mostro a seguir uma lista das cinco coisas que, na minha opinião, mais se destacaram em 2006:

:: YouTube: é impossível falar de internet em 2006 sem lembrar do YouTube. Quem é que não viu vídeos engraçados, assistiu clipes e trechos de programas antigos ou simplesmente não enviou aquele filmezinho feito em uma câmera digital para compartilhar com os amigos? O YouTube simplesmente consolidou o conceito dos próprios usuários gerarem e consumirem conteúdo, tudo feito de maneira simples e descomplicada. Para não restar dúvidas da importância desse site, vale lembrar que o Google adquiriu o YouTube em outubro por 1,6 bilhão de dólares.

:: Blogosfera:
os blogs representam uma das atividades mais democráticas da internet. Graças a eles, qualquer pessoa pode sair do anonimato e produzir conteúdo relacionado ao seu trabalho, aos seus estudos, aos seus hobbys ou até mesmo sobre sua vida pessoal. É muito bacana ver que a cada dia surgem blogs muito interessantes, fazendo com que entremos novamente naquele conceito dos próprios usuários da internet gerarem e consumirem conteúdo. As vantagens dos blogs não param por aí: com eles, você conhece pessoas realmente interessantes, aprende e ensina, desenvolve suas habilidades de escrita e, quem sabe, pode até ganhar uma graninha. Entre os blogs de tecnologia e internet, recomendo os seguintes: BrPoint, Meio Bit, Daniel Santos, Como Faço?, Tecnoblog, Garota Sem Fio, Revolução Etc e BlogAjuda. Mas reconheço que estou sendo injusto, já que há muitos outros blogs excelentes sobre tecnologia no Brasil que não foram mencionados.

:: Jogos: embora o PlayStation 3 e o Nintendo Wii tenham sido lançados apenas no final do segundo semestre, nunca fiquei tão empolgado com o assunto, mesmo porque vários sites e blogs passaram o ano comentando sobre os consoles e seus futuros jogos. Incentivado por amigos, comprei até um Nintendo DS. Um colega de trabalho trouxe o Wii dos EUA e, ao experimentá-lo, fiquei impressionado e já o incluí na minha lista de compras para 2007.

:: Google: não é bajulação, mas me dei conta de que utilizei e muito vários serviços do Google este ano, até fiz um post sobre isso. Hoje, Gmail, Google Calendar, Google Reader, Google Talk, Google Earth e o serviço de buscas são indispensáveis a mim. O Google deu alguns passos para trás, como na eliminação do Writely, mas no geral mandou muito bem.

:: Ubuntu Linux: nunca me dei tão bem com uma distribuição Linux como me dei com o Ubuntu. A começar pela instalação, que é muito fácil. Depois vem a ampla documentação, seguida da facilidade em personalizá-lo, instalando e removendo sem complicações os programas que desejar e aplicando configurações sem quebrar a cabeça. Se você quer um sistema operacional moldado às suas necessidades, o Ubuntu pode te ajudar e muito nisso.

Pois bem, espero que 2007 siga essa tendência de crescimento, criatividade e inovação, especialmente em relação aos blogs que, pelo menos no Brasil, ainda não alcançaram todo o seu potencial. As expectativas são boas. As possibilidades, idem.

Emerson Alecrim





5 comentários:

  1. Leo


    Emerson,
    Antes de mais nada, grato por recomendar o Meio Bit a seus leitores. Sou leitor assiduo de seu blog, e acho excelente.
    Só uma correção quanto ao Writely, ele não foi eliminado, mas sim incluido no Google Docs and Spreadsheets. Tudo continua lá.

    abraco e um otimo 2007.
    []
    Leo

  2. Emerson Alecrim


    Olá, Leo!

    Obrigado pela visita e pela nota. Na verdade, quando disse que o Writely foi eliminado, me referia justamente à sua substituição pelo Google Docs. Como usava o Writely antes mesmo de sua compra pelo Google, estranhei muito quando o Docs passou a vigorar, embora este não tenha qualidade inferior.

    Abraço!

  3. Bruno Alves


    Obrigado pela referência, foi uma ótima surpresa.

    Já acompanho seu blog há um tempão, parabéns, está ótimo.

    Abraço

  4. Rodrigo Cesarini


    Emerson, obrigado pela lembrança. Gostaria de desejar um 2007 repleto de sucesso e realizações.

    Forte abraço!

  5. Thiago Mobilon


    Quase caí da cadeira quando vi meu logo ali :P.

    Sempre fui fã da seriedade do blog infowester, e foi muito legal ver que você não só acompanha como me qualifica dessa forma.

    Felicidades em 2007 e sucesso para todos nós!

    Forte abraço!