Dell fará recall de baterias
No mês de junho, a notícia de um notebook da Dell que pegou fogo se espalhou pela internet e, após a comprovação de seis casos semelhantes nos EUA, a fabricante decidiu iniciar um processo de recall, isto é, a troca da bateria de mais de 4 milhões de laptops da marca. Um curto-circuito pode fazer com que a bateria aqueça consideravelmente, podendo causar danos ao aparelho ou, na pior das hipóteses, um incêndio.
Os notebooks que deverão receber a troca são os modelos fabricados entre abril de 2004 e 18 de julho de 2006, mais precisamente as linhas Latitude, Precision Mobile Workstation, Inspiron e XPS. De acordo com a Dell, as baterias (de lítio) são fabricadas pela Sony, o que indica que equipamentos de outros fabricantes podem sofrer do mesmo problema. Todo o processo de recall deverá custar cerca de 200 milhões de dólares.
Divulgação
De acordo com o New York Times, a Apple já anunciou que investigará a existência de problemas na bateria de seus equipamentos, deixando claro que esse dispositivo também é adquirido da Sony. A HP, por sua vez, não perdeu a oportunidade de alfinetar a concorrente: declarou que a empresa não precisará analisar seus notebooks porque as baterias de seus laptops são fabricadas pela própria HP.
A Dell criou um site com orientações quanto ao processo de recall. Para acessá-la, clique aqui. Na página, clique no link “Português” para ler as instruções nesse idioma.
Referência: New York Times.
Emerson Alecrim
Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001.
É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais:
• X/Twitter
• LinkedIn