Usando tabulação no Word

Introdução

O MS-Word conta com muitos recursos e um deles é o de tabulação. Com ele, é possível alinhar textos em diversas posições, inclusive várias na mesma linha. Este tutorial explicará como usar tabulações em seus textos no MS-Word (ou apenas Word). Espera-se que o leitor tenha ao menos conhecimentos básicos sobre este programa.

Usando tabulações

Imagine que você precisa redigir um texto na empresa em que trabalha, onde o nome da firma deve ficar à esquerda, o número da página no centro e o título do documento à direita, tudo isso na mesma linha. Impossível? Não com o uso de tabulações. Primeiramente vamos executar esse exemplo e depois dar explicações mais detalhadas.

O primeiro passo é digitar os textos. No exemplo, usaremos InfoWester como nome da empresa, Página 1 como indicação de página e Usando tabulação no Word como título. Você pode digitar essas ou palavras de sua escolha, mas faça isso colocando-as na mesma linha, como mostra a imagem abaixo:

Com o texto digitado, vamos à etapa de alinhamento. Para isso, clique no botão de tabulação (visto abaixo) até que apareça o de ajuste à esquerda (geralmente este é padrão e aparece primeiro). Feito isso, clique em qualquer ponto do espaço em branco da régua do Word. Repare que o símbolo de tabulação à esquerda aparece. Clique nele e o arraste ao início da régua para alinhar a palavra InfoWester à esquerda da linha (o alinhamento da palavra será feito adiante).

Em seguida, repita os procedimentos, porém procure o botão de ajuste ao centro e o coloque no centro da régua, como mostra a figura a seguir:

Repita novamente os passos anteriores, só que desta vez procure pelo símbolo de alinhamento à direita e o coloque no final da régua do Word, como aparece na imagem abaixo:

Agora temos os pontos de alinhamento. Basta agora alinhar as palavras. Como InfoWester fica à esquerda, coloque o cursor do Word antes da letra I de InfoWester. Para isso basta clicar com o botão esquerdo do mouse nesse ponto. Feito isso, pressione o botão Tab de seu teclado.

Faça o mesmo procedimento, colocando o cursor na frente da letra P de Página 1 e pressionando Tab. Repita as ações para a frase Usando Tabulação no Word: coloque o cursor na frente da letra U de Usando e tecle Tab. Note que no exemplo abaixo, o tamanho das letras foi diminuído para que as tabulações ficassem claras. Agora, o texto está no formado desejado: nome da empresa à esquerda, indicação de página no centro e título do documento à direita.

Imagine agora que seja mais adequado colocar o título do documento em duas linhas. Para isso, depois da palavra Tabulação, clique no botão Enter de seu teclado. Repare que no Word ficou na linha debaixo, mas alinhado à esquerda. Pressione Tab até que a frase fique à direita. Veja como fica:

Você deve ter percebido que cada vez que Enter é pressionado, a seqüência de tabulações se repete na nova linha. Como agora o conteúdo do documento será digitado e não será mais necessário usar as tabulações, vá até a linha onde o texto começará. Em seguida, clique com o botão esquerdo do mouse sobre cada um dos sinais de tabulação e os arraste para fora da régua. Ao fazer isso, imediatamente a tabulação deixa de existir para aquele parágrafo (um parágrafo é criado toda vez que Enter é pressionado), mas permanece para os superiores. Isso deixa claro que em cada parágrafo é possível usar uma seqüência de tabulações diferente, sem que os demais parágrafos se alterem. Caso você queira que vários parágrafos fiquem com o mesmo esquema de tabulação, selecione-os e aplique a seqüência de tabulações desejada.

Como você deve ter notado, o truque está no botão de tabulação. Cada vez que ele é acionado, um tipo de alinhamento surge. Basta escolher o desejado, clicar com o botão esquerdo do mouse em qualquer ponto da régua e depois pressionar o botão Tab em seu teclado para alinhar o texto relacionado. Você pode inserir várias tabulações em uma mesma linha. A seguir, a descrição de cada símbolo de alinhamento existente neste botão:

alinha o começo do texto a partir do ponto onde foi inserido;
alinha o meio do texto a partir do ponto onde foi inserido;
alinha o final do texto a partir do ponto onde foi inserido;
coloca uma barra no ponto onde foi inserido;
alinha o texto à direita e também posiciona casas decimais.

Outro exemplo

Para ajudar na compreensão, vamos criar uma tabela com 5 linhas e 3 colunas feita totalmente com tabulações:

Relatório trimestral
Mês
Quinzena 1
Quinzena 2
março
1000,00
230,45
abril
250,00
200,50
maio
500,00
23,72

Na primeira linha, a frase Relatório trimestral servirá de título e deverá ficar centralizada na tabela. A coluna com os nomes do meses ficará com alinhamento à esquerda. As colunas com valores ficarão com alinhamento à direita.

Após digitar a tabela, selecione as últimas 3 linhas e crie uma tabulação à esquerda e, na seqüência, duas tabulações decimais. Pressione Tab até que todas as colunas estejam alinhadas. Na segunda linha, crie tabulações para as palavras que servem de título das colunas. Por fim, selecione a primeira linha e crie uma tabulação central para colocar o título de maneira distribuída sobre a tabela. Veja como ficou:

Note ao usar a tabulação decimal, o Word alinha os números de maneira precisa, deixando vírgula embaixo de vírgula, casas decimais embaixo de casas decimais. Caso esse tipo de tabulação seja aplicado em valores entre parênteses (usado em documentos financeiros para expressar valores negativos), estes ficarão alinhados para fora da linha de números, como é visto abaixo:

Clique aqui para baixar um documento do Word com dois exemplos de tabulação.

Dicas

- Clicando em é possível ver quantos Tabs você pressionou. Cada seta representa um Tab, como mostra a imagem abaixo:

- Caso você queira tirar todas as tabulações, vá em Formatar / Tabulação e clique em Limpar Tudo. Caso queira eliminar as tabulações de determinado trecho, selecione-o, vá em Formatar / Tabulação e clique em Limpar;

- As tabulações também funcionam no Cabeçalho e no Rodapé, portanto, você pode utilizá-las para que determinada linha se repita em todas as páginas;

- É importante frisar que se um arquivo que usa tabulações for aberto em um computador que possui configurações regionais em outro idioma, os alinhamentos poderão ficar diferentes devido a questões de medidas e padrões. Como exemplo, nos Estados Unidos, usa-se ponto para separar casas decimais (como 100.00), enquanto que no Brasil usa-se vírgula (exemplo: 100,00). Essa diferença pode afetar textos com alinhamento decimal. Ao notar esse problema, vá ao Painel de Controle e em Configurações Regionais ajuste o sistema para o idioma original do arquivo, de forma que a tabulação apareça da maneira correta;

- Ao clicar numa tabulação com o botão esquerdo do mouse para movê-la sobre a régua, pressione em seguida o botão direito do mouse, deixando ambos os botões pressionados. Com isso, você notará que será possível mover a tabulação com muito mais precisão.

Finalizando

A tabulação é um recurso muito útil na formatação de textos, pois além de permitir uma melhor visualização do conteúdo, também faz com que as informações sejam melhor organizadas. Obviamente, o assunto não se limita ao abordado neste tutorial. Sendo assim, explore a ferramenta e veja o que mais ela pode te oferecer.

Por fim, é importante citar que, embora este texto tenha sido baseado nos Word 2000 e 2003, o tutorial também vale para outras versões do programa, podendo haver pequenas diferenças.




Escrito por - Publicado em 08_05_2005 - Atualizado em 08_05_2005