Parceria com o governo: Eike Batista instalará fábrica de chips em Minas Gerais

O CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou nesta quarta-feira (21/11/2012) a criação da fábrica de chips SIX Semicondutores, empresa que será controlada pelo Grupo EBX, do empresário Eike Batista, mas que contará com a participação do governo federal e de outras companhias.

A fábrica será instalada em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), e receberá investimentos de cerca de 1 bilhão de reais. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, para possibilitar este valor, 267 milhões de reais serão financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), sendo que outros 245 milhões de reais serão aplicados pelo BNDESPar, divisão de participações da primeira, que ficará com 33% da SIX Semicondutores.

Haverá também um aporte de 202 milhões de reais da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), ficando o restante dos investimentos a cargo das outras empresas que compõem a sociedade: IBM, Matec Investimentos, Tecnologia Infinita WS-Intecs e SIX Soluções Inteligentes, esta última também pertencente ao Grupo EBX.

Ao realizar esta parceria, o governo espera que a iniciativa possa contribuir para incentivar a indústria nacional de semicondutores para uso em dispositivos eletrônicos diversos, como computadores e telefones celulares. No caso da SIX Semicondutores, especificamente, a produção deverá atender aos segmentos de equipamentos industriais e médicos, pelo menos inicialmente.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, espera que a fábrica possa gerar um impacto econômico positivo no estado: “a médio prazo, teremos ali um polo econômico extremamente vigoroso, como aliás aconteceu com Betim, quando se implantou a Fiat, na década de 1970”, disse. A expectativa é a de que a unidade entre em operação no final de 2013, gerando pelo menos 300 empregos diretos. As obras já foram iniciadas.

Referências: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, SIX Semicondutores.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.