ICANN: endereços na internet poderão ter novas terminações

Endereços gTLD, isto é, os sufixos .com, .net, .org, .br, .uk, .info e vários outros, terão companhia em breve: é que a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) aprovou recentemente uma determinação que possibilita a criação de terminações variadas para domínios na internet.

Com essa novidade, empresas e outras instituições poderão utilizar domínios com terminações customizadas e exclusivas. Por exemplo: a Sony poderá criar endereços terminados com .psp para páginas da linha PlayStation; o Google poderá utilizar o final .google para seus serviços; a Nike poderá aplicar o endereço .nike em seus sites; e assim por diante.

A ICANN começará a aceitar solicitações de registros de novas terminações a partir de 12 de janeiro de 2012. Mas o procedimento não será barato: cada terminação poderá custar 185 mil dólares. Além disso, para evitar problemas legais, a entidade interessada em determinada terminação poderá ter que esclarecer os motivos pelos quais deseja utilizá-la ou mesmo ter que provar possuir direitos sobre o nome.

Para a ICANN, a iniciativa poderá abrir novas possibilidades para o uso da internet. No entanto, a determinação também poderá representar custos elevados para empresas que querem proteger a sua marca. Poderemos, por exemplo, ver uma “briga” pela terminação .cola, uma vez que esta pode ser interessante tanto à Coca-Cola quanto à Pepsi.

Referência: TIME.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.