Facebook anuncia serviço que combina mensagens simples e e-mail

FacebookMark Zuckerberg, o jovem executivo que comanda o Facebook, anunciou nesta segunda-feira (15/11/2010) um serviço de mensagens para a rede social que permite ao participante enviar e receber desde recados simples até os tradicionais e-mails. Neste último caso, o usuário contará com um endereço @facebook.com (funcionários terão opção de e-mail @fb.com, para diferenciar).

Com essa novidade, o Facebook passará a disputar mercado com empresas fortes no segmento de e-mails, como Google (Gmail), Microsoft (Hotmail) e Yahoo! (Yahoo! Mail). Ciente disso, Zuckerberg afirmou que não espera que todos os usuários do Facebook passem a utilizar o novo serviço, mas que acredita que muitas pessoas optarão pela novidade por causa de suas funcionalidades de integração.

Essa integração ocorrerá de maneira bastante ampla. As mensagens não precisarão ter apenas formato de e-mail, poderão ser também recados simples, como SMS ou mensagens instantâneas. Neste caso, o conteúdo relacionado a cada contato ficará armazenado em um único lugar, independente do meio utilizado (e-mail, SMS, etc). A organização das mensagens recebidas poderá ser feita de acordo com o nível de importância de cada pessoa, por exemplo. Haverá também visualização on-line de arquivos do Microsoft Office (PowerPoint, Word, etc) que chegarem anexados às mensagens.

Ainda não se sabe se a iniciativa trará preocupação aos mencionados rivais, afinal, o serviço está limitado a um número restrito de pessoas, por enquanto. De acordo com o Facebook, os usuários terão acesso à novidade de maneira gradativa.

Mais informações no endereço www.facebook.com/about/messages/. Neste mesmo link é possível solicitar convite para o novo serviço.

Referências: Facebook Blog, TechCrunch.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.