Wimedia UWB: vem aí o USB sem fio?

Se você acha chato e cansativo ter que conectar sua câmera digital e seu MP3-player via USB ao seu computador toda vez que precisa transferir arquivos, talvez vá gostar da tecnologia Wimedia Ultra Wide Band ou, simplesmente, Wimedia UWB. Por ela, será possível trocar arquivos entre seus dispositivos usando apenas uma conexão sem fio.

O Wimedia UWB vem sendo desenvolvido por nomes de peso, entre eles, Microsoft e Intel. A idéia é permitir a interconexão de dispositivos próximos entre si sem o uso de fios. A velocidade de transmissão de dados é de 480 Mbps em um raio de até 3 metros e 110 Mbps em um raio de até 10 metros. Nada mal, não?

Se a tecnologia Wimedia UWB vingar, os padrões USB e FireWire estarão com os dias contados. Isso porque a velocidade de 480 Mbps é mais do suficiente para transferir dados entre dispositivos de maneira rápida e sem gargalos. Sem contar que a tecnologia pode ser aperfeiçoada para trabalhar com taxas de transferência ainda maiores no futuro.

Recentemente, a tecnologia Wimedia UWB recebeu um selo de aprovação da International Organization for Standardization (ISO) e da European Computer Manufacturers Association (ECMA), o que já é meio caminho andado para a chegada do padrão ao mercado. Todavia, para que a tecnologia Wimedia UWB possa ser vista com confiável pelo indústria, ainda é necessário ganhar a aprovação da Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), que já negou um pedido de reconhecimento em 2004.

Considero a proposta do Wimedia UWB interessante, mas me pergunto como será feito o controle da conexão entre os dispositivos. Se basta que aparelhos compatíveis estejam próximos para se conectar, teoricamente poderei fazer meu dispositivo se comunicar com o do vizinho e vice-versa. Isso quer dizer que precisamos de um bom padrão de segurança, do contrário, é melhor continuar usando fios mesmo…

Referência: Ars Technica.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn