Conheça o Kongregate, o YouTube para jogos!

Kongregate logoO YouTube é o serviço de compartilhamento de vídeos mais famoso que existe e é um exemplo perfeito de um site cujo conteúdo é gerado e consumido pelos próprios usuários. Num dia de um passado não muito distante, um desses usuários teve uma idéia: “Eureka! Vou criar um site como o YouTube, só que vou compartilhar áudio ao invés de vídeos”. Eis então que surgiu o GoEar (saiba mais aqui).

Pois é, agora a internet ficou perfeita! Tem compartilhamento de vídeo, compartilhamento de áudio e compartilhamento de fotos. Mas aí, um cara não se convenceu disso e, após pensar bastante, teve a seguinte idéia: “Eureka! Vou criar um site como o YouTube, só que vou compartilhar jogos ao invés de vídeos! Sim, jogos!”. Eis então que surgiu o Kongregate.

A idéia do Kongregate é a seguinte: qualquer desenvolvedor de jogos em Flash pode disponibilizar suas criações no site, ao mesmo tempo em que pode jogar os games oferecidos por outros participantes. O mais legal é que parte da renda gerada com publicidade no Kongregate é destinada aos desenvolvedores, ou seja, quanto mais jogado for o seu game, mais dinheiro você ganha.

Assim como no YouTube, o usuário pode dar notas aos jogos, inserir comentários, adicionar aos seus favoritos, enviar a um amigo e ainda participar de um chat. Os jogos mais votados são indicados em um ranking e todos são classificados em categorias, facilitando a procura.  Enfim, o Kongregate é uma idéia excelente e um ótimo passatempo para aqueles momentos de tédio.

Para quem quiser experimentar, recomendo o jogo The Fancy Pants Adventures, o mais votado até o momento no Kongregate. O jogo é fácil, divertido, tem gráficos muito bem feitos, uma trilha sonora caprichada e a personagem principal dá uns pulos mirabolantes! Boa diversão 😉

Referência: LaFlecha.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn