Red Hat no iMac Intel?

Com o lançamento do iMac com processador Intel, muitos cogitaram a hipótese de ver o Windows rodando em um computador da Apple. Ao menos por enquanto isso não é possível, pois o Windows XP não é compatível com a tecnologia EFI, usada no novo iMac, mas o futuro Windows Vista certamente terá esse recurso…

Enquanto isso, no mundo do Software Livre, a Red Hat começa a trabalhar para rodar sua versão do Linux no iMac Intel (isso inclui a dstribuição Fedora). O suporte ao EFI parece existir através de uma versão especial do LILO chamada “elilo”, desenvolvida para rodar em computadores com chips Intel de 64 bits que são compatíveis com EFI. Mesmo assim, isso não significa que o desenvolvimento de uma versão do Red Hat (ou Fedora) para iMac Intel seja simples, até porque o elilo não se mostra muito confiável e a adaptação não é trivial. Muito provavelmente a Red Hat conseguirá realizar tal feito, só resta saber quando…

Referência: CNET News.com

Emerson Alecrim





  • Ricardo Justos

    Se o Windows vai rodar no Mac eu não sei, mas o Linux com certeza vai, pois mesmo nos outros que não tinha processadores da Intel tinham versões que rodavam Linux…