Orkut começa a apagar perfis ilegais

Após ser notificado por autoridades brasileiras, o Google começou a monitorar com mais rigor os usuários e as comunidades criadas no Orkut. Muitas páginas de usuários (perfis) que continham imagens inapropriadas – especialmente pornográficas – estão sendo apagadas, assim como comunidades ilegais.

Os problemas que o Orkut está enfrentando devido a falta de um controle mais rígido ganharam mais importância após denúncias feitas contra comunidades que tratam de pedofilia e racismo. O assunto chegou a ganhar destaque em uma matéria feita pelo jornal americano The New York Times, conforme mostra este link.

Embora essas ações estejam sendo feitas, acredito que o Google precisa desenvolver uma solução melhor do que ficar deletando perfis e comunidades, do contrário a empresa terá que fazer isso sempre, dada a facilidade com que os usuários podem criar novas contas. Ainda, há de se considerar que o esforço não é suficiente: mesmo com toda essa monitoração não é difícil encontrar perfis e comunidades inapropriadas.

Emerson Alecrim





  • Vinicius

    Realmente! Sem contar que com o novo recurso de mostrar quem visitou o perfil do usuário, terá um aumento de perfis falsos para bisbilhotar a vida dos outros.

  • Pingback: Blog InfoWester »()

  • t atiane

    eu acho q o orkut naum devia acabar,e sim cria uma nova lei para q as pessoas naum podesse entra e envadir a privacidades do povo do orkut ,mais ao mesmo momento eles fazem o orkut sabendo q as pessoas vam poder entra no seu…

  • Giovanna Carolline

    O problema é que as leis de fotos é não colocar magens de atores famosos não colocar de desenhos e todos ficam colocando desenho atores famosos bem…não todos alguns chegam acolocar sua própria foto e tambem as pessoas pode não criar a comunidade com nome de rassismo mas no forum na descrição começa ter rracismo
    e eu acharia que o google deveria bloquear tipo colocar um sistema de bloqueio pra não conseguir colocar fotos de desenhos e nen de atores famosos tal….
    Bem essa é minha opnião voces concordando ou sem concordar com migo

  • penso que ja que a industrial de informatica tem evoluido tanto nos ultimos tempo deveria haver um bloqueador configurado para que alguns conteudos não fossem colocados nesse meio de comunicação maravilhoso que e o orkut.

  • André

    Poxa
    ja que tiveram tanta criatividade para criar esse outro mundo chamado orkut
    deveriam usar essa sabedoria para criar meios de impedir tais conteudos em ves d ficarem apagando perfils
    controles como pedido de cpf ou algum tipo de cadastro que realmente pudesse ser monitorado e nao pudessem ser falcificados para a criação de novas contas

    ah sem falar naquelas pessoas de bem que quase nao tem tempo as vezes tem d entrar ou acessar o orkut

    podem ficar sem seu perfil perdendo assim uma rede de amigos
    ja penso ???

    abraços !