openMosix com os dias contados

openMosixNão me lembro se foi em algum projeto de faculdade ou se foi em alguma atividade profissional, mas eu tive contato com o openMosix, por pouco tempo para dizer a verdade, mas foi o suficiente para eu admirar o projeto. É por isso que não me agradou a notícia de que openMosix poderá ser abandonado a partir do dia 1º de março de 2008.

Para quem não sabe, o openMosix é, em poucas palavras, um projeto em software livre que permite a utilização do Linux (o kernel mesmo) em um sistema de clusters. Sua origem é baseada no “veterano” MOSIX.

Apesar do openMOSIX ser amplamente utilizado, seus desenvolvedores – especialmente Moshe Bar, fundador do projeto – alegam falta de estímulo para continuar a manutenção do sistema. De acordo com Bar, “a disponibilização cada vez maior de processadores de múltiplos núcleos contribuem na diminuição da importância dos clusters”.

A notícia de que o projeto pode ser abandonado é péssima. Espero que, de alguma forma, ele possa ser mantido, seja por meio do trabalho de outros desenvolvedores, seja através da criação de projetos baseados. Segundo o SourgeForge.net, site que armazena o openMOSIX e o disponibiliza para download, o sistema continuará disponível por tempo indeterminado, mesmo após o fechamento do site oficial.

Referência: The Inquirer, openMosix.

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim Autor: Emerson Alecrim
Graduado em ciência da computação, tem experiência profissional em TI e produz conteúdo sobre tecnologia desde 2001. É especializado em temas como hardware, sistema operacionais, dispositivos móveis, internet e negócios.
Principais redes sociais: • X/TwitterLinkedIn