O fim do Orkut está próximo?

O Orkut só deu certo no Brasil. Ninguém conhece com exatidão o motivo, mas sabe-se que o brasileiro adora se comunicar, tanto que não é difícil encontrar pessoas que só usam a internet para interagir com amigos e formar novas amizades. Para isso, o Orkut serve como uma luva. Mas é bom os usuários do serviço se prepararem, pois o Orkut pode ser fechado.

O Ministério Público Federal entrou na Justiça com um pedido de fechamento da filial brasileira do Google mais multa milionária, alegando que a empresa não forneceu dados sobre usuários que praticaram ações ilegais dentro do Orkut, especialmente pedofilia e racismo. O Google alega que a unidade brasileira não tem acesso a essas informações, portanto, cabe ao governo brasileiro fazer as solicitações à matriz da empresa, nos EUA. Segundo o Google, todos os pedidos feitos dessa maneira foram devidamente atendidos.

Hoje, o site Folha Online publicou uma entrevista com Nicole Wong, diretora jurídica do Google. De acordo com a entrevista, o Google formou uma equipe de advogados para lidar com os casos de crimes no Orkut. Além disso, Wong afirma que, em contato anterior com a Polícia Federal do Brasil, ficou acertado que todas as solicitações de dados do Orkut deveriam ser feitas ao Google Inc., não ao Google Brasil. Isso porque o Orkut é mantido na sede da empresa, nos EUA, de forma que o serviço é submetido às leis desse país. Somente respeitando a legislação americana é que o Google pode fornecer tais dados, por isso é impossível fazê-lo por intermédio do Google Brasil. A matéria também afirma que, se não houver acordo com a Justiça brasileira, o Orkut pode ser fechado ou barrado aos brasileiros.

O Orkut, na verdade, deve ser uma grande dor de cabeça para o Google. A proliferação de usuários torna muito difícil controlar todas as atividades dentro do serviço. A cada perfil prejudicial eliminado, surge outro. Com comunidades ocorre o mesmo. Além disso, como o Orkut só deu certo no Brasil, é de se esperar que a empresa dê prioridade aos serviços mais conhecidos.

Com tantos problemas, é de se compreender, caso o Google decida mesmo fechar o Orkut ou barrar o acesso aos brasileiros. Infelizmente, o usuário que usa o serviço corretamente é que sairá perdendo, afinal, o fim do Orkut não eliminará e não diminuirá a ação dos criminosos.

Referência: Folha Online.

UPDATE: o IDG Now publicou uma notícia em que o Google alega que não tem planos de fechar o Orkut ou impedir o uso do serviço por brasileiros.

Emerson Alecrim





  • Jéssica Félix

    eu pesso encarecidamente para q não acabem com o Orkut, pois ele é o único meio de comunicação q eu tenho,para entrar em contato com os meus familiares que por destino morram muito longe de minha cidade.

  • gaspar

    Jessica vc ja ouviu falar de msn, yahoomensseger, googletalk, canais irc, myspace?

    o fim do orkut nao e o fim do mundo….so o fim dos hackers de orkut hehehehe

  • Vou ficar tão feliz qdo acabarem com o orkut. Chega dessa hipocrisia de birthday reminder. Amizades a longa distância sobrevivem. Aliás, amizades a longa distância são mais do que um site que foi infestado por gente sem noção nos últimos tempos.

    E se bloquearem só no Brasil, não dou 5 minutos pra darem um jeito dele continuar funcionando.

  • Rafael

    O Orkut nunca deveria ter sido inventado..

  • Soares

    Ja ta demorando pra esse Orkut sair fora, existem várias formas mais seguras de se ter amigos através da internet, defendo a idéia desse mal á humanidade acabar. Diga não ao Orkut

  • paulo

    quem mata eh o bandido, nao a a arma, ignorantes…

  • Márgara

    o orkut é uma excelente maneira de se comunicar com as pessoas.
    porem existem pessoas que não sabem usar os meios de comunicação que estão ao seu redor
    prejudicando assim quem usa corretamente
    mas se isso está trazendo maleficios para as pessoas que seja cortado o mal pela raiz agora não se esquecendo que assim como o orkut os atos de nazismo,pedofilia dentre outras coisas é feito a toda hora e em todo momento em qualquer lugar. por outros sites de relacionamento como o beltrano,gazzag e hi5 e até mesmo pelo proprio msn,yahoomensseger,canais irc e etc…
    então se fosse para radicalizar teria que cortar tudo……

  • Andressa

    O orkut realmete nunca deveria ter sido inventado, todo mundo se virava muito bem com o msn e outros progamas e que de todas as formas é uma forma bem segura de se cominicar e de não se deparar com essas situações. Fora Orkut!!!

  • Anderson

    Orkut é uma zona , assim como os bate-papos sao.
    Esta demorando pra isso sair fora.

  • Narnia

    naum pode fexar não senão eu vou pagar de ganhar dinheiro com os trouxas que vem na lan pra ficar vendo orkut

  • Gustavo

    Somos seres socias, necessitamos de viver em sociedade, mas se tem gente que prefere ficar no Orkut mandando mensagem doque conhecer pessoalmente, faze oque, nao devem é ter coragem para isso, acabem com esta poracaria do Orkut,
    Conhecam novas pessoas nas ruas, danceterias, Shopping, é muito mais gostoso do que esse tal de Orkut

  • olha ñ apoio nem fico contra
    mas já esta ficando uma zona o
    orkut,se acabar as lan house já era
    escreve q estou falando……

  • acabar com o orkut será um grande feito pra sociedade , destrói relacionamentos duradouros causando ciumes e acaba com empregos ao ser pego no ato por seus supervisores acabem com orkut já!!!

  • Alini

    A minha opinião é só uma: “assim como tudo no mundo: se você não gosta, não usa, que história é essa de ‘Já estava na hora de fechar???’. O dia em que eu me enchi dele, fechei meu profile…”

  • Sidney

    levei um tempão p/ me dispor a conhecer o orkut,depois de 3 dias vi que não passa de um ‘troço’ infantil. sem esse ‘troço’ talvés os adolescentes(q são maioria) passem a usar a WEB p/ algo mais util.

  • Suênio Farias

    pow galera, pra q acabar com u orkut se mesmo sem ele a bandidagem agia nas suas falcatroas…serah ki nem na net teremos paz pra nosso lazer ja q naum podemos ter esse lazer nas ruas i com seguranca!!! mais uma vez sao us bandidos qm saem ganhando nissu td…q pais eh esse?!?!?!?

  • Ronnie

    Se acabarem com o “Iogurte” como ficarão nossas “crianças” (os adolescentes)?

  • andria

    por favor naum excluao o orkut plix
    eu naum sou nada sem ele plix
    to longe da minha familia e o orkut e o unico jeito de nos nos comunicarmos
    orkut=tudo de bom

  • JLCL

    Comentário de Narnia:

    Nisso eu concordo com vc, é mil vezes melhor conhecer uma pessoa frente a frente em shoppings, danceterias e outros lugares do que ficar de recadinho no ORKUT, percebo que muita gente fica horas e horas principalmente nos finais de semana em frente ao ORKUT enquadrando a BUNDA na cadeira.
    O ORKUT era um site muito bom mas infelismente o que estragou ele foi esses sem noções que criam comunidades absurdas de pedofilia e racismo, apesar que ja ví 2 casos de término de namoro e casamento por causa do ORKUT.
    Cancelei o meu pq fui ameaçado de morte só pq não concordei com um tema na comunidade de carros e o cara falou que eu estava me sentindo superior a ele e começou a me ameaçar mas fechando o site não vai adiantar em nada,usa quem quiser, não precisa fechar o site tb.

  • Rafael

    como tudo na internet deixa rastros, esse site é um bom mecanismo de pegar gente metida a esperta que comete atos ilegais. por outro lado, concordo e sempre fui a favor de as pessoas se conhecerem pessoalmente.

    para falar com outras d pessoas de forma rápida usa-se o e-mail. se tem alguém que você não via há tempo é porque não era pra ver mesmo, não é o orkut que vai estreitar laços de amizade. os que gostam do orkut pensem “quantas pessoas de fato que vocês não falavam e voltaram a falar por causa do site?”

    as pessoas precisam de regras para serem mantidas na linha, os adolescentes gostam porque o site dá uma sensação de liberdade, de poderem fazer o que querem e tal. acham uma boa forma de se exibir, uma vez que as mensagens são abertas para qualquer um ver. mas quem usa pra entretenimento, não incomoda ninguém.

    enfim, fechar não é a solução, cadeia pros que cometem delitos, sim! a polícia tem que mostrar que quema pronta na internet tem que pagar pelo crime, ainda mais quanto tenta contra a vida de outras pessoas.

  • Marcos

    Aos que não gostam, que não entrem!!
    Aos que enjoaram, que fechem suas contas!!
    Aos que não têm o que fazer, além de falar mal desse meio de comunicação, que vão procurar algo que lhes interessem e, por favor, respeitem o direito de quem gosta.
    Afinal, ninguém é obrigado a participar, falei???

  • O orkut poderia ser melhor se no cadastro colocassem o cpf e identidde de cada pessoa, assim poderiam ser punidas e eliminadas para sempre os uzuarios q nao respeitassem as normas.

  • José

    SE FECHAR COMO VOU FAZER PARA SACANEAR AS PESSOAS???

  • Robson

    Tanta coisa errada acontece no Brasil e os caras ficam preocupados em acabar com o orkut.Bandidos a solta , fome , miséria , corrupção…..
    Vcs q acham q acabando com o orkut vai adiantar muita coisa , estão muito enganados.Certo q os pedófilos e racistas tem agigo no orkut , mas esse só é um dos caminhos , tem tantos outros…
    Tantas coisas mais importântes para serem feitas…e ficam aí perdendo tempo tentando acabar com o orkut , q por sinal , serve como um meio de intreterimento de muitas pessoas.Fazer o q?

  • vamos usar o cerebro

    msn e orkut so serve para deixar as pessoas mais ignorantes tantas coisas aí para se descobri e as pessoas se alienão nessas besteiras porque o wikepedia e mesnos famoso do que o orkut aposto que muita gente não sabe o que isso,brasileiro adora essas inutilidades fazer o que????

  • Bryan

    Amizade virtual são para tolos, principalmente quando se trata de amizade a distância quando não se conhece ninguem, enfim amizade são para tolos para intelectuais um aperto de mão e uma faca na outra!!!!
    huauhauhahuhauhahuauhhauha

  • Eu sou a favor da liberdade de expressão !
    Em tudo na net hj tem o meio formal e o informal !
    Por tanto …
    Free Orkut e rastreamento nos bandidos !!
    Pq generalizar o fato ?
    Pq enquadrar,,, e colocar molduras ???
    Free …..style !!!

  • Neilson

    referente ao que foi dito sobre conhecer pessoas pro danceterias, bares e outros. Realmente dessa forma é bem melhor, porem eu conheci muitas pessoas pela internet e que hoje são pessoas muito amigas e convivo com elas, e certamente se n~~ao fosse esse meio de comunicação, jamais conheceria, porque vc pode conhecer pessoas que não frequentam os mesmos ambientes. Ja o orkut( iorgute, Yakute) apesar de utilizar pouco, foi de grande ajuda para reencontrar antigos amigos de trabalho e colegas de escola, em poucos cliques pude localizalos e encontrar pessoalmente mais tarde. agora o fatro de ser fechado por esses motivos, teriaque acabar com as novelas, porque é a audiencia maior da teve, onde pomos presenciar senas que incentivam o sexo as 18:00 fato que hoje podemos perceber que influenciaram as crianças, pois tantas garotas ai no inicio da adolecencia estão gravidas com esses incentivos. tambe teria que proibir o ritmo musical “funk pancadão” que é pior… sem falar no politico que aconcelha o cara que esta com apetite sexual a “apenas estuprar” mas deixar a garota viva. Concordo com as palavras da “Alini” la em cima… se vc não esta satisfeito, não usa, assim como eu não estou satisfeito com a tv e nem por isso gostaria q tirassem do ar, sendo que milharees de pessoas tem opinião contraria a minha. Graças a tecnologia temos inumeros caminhos a seguir, escolha o seu e seja feliz.

  • Affe…
    Eu apóio a permanência do orkut só para continuar existindo essa comunidade: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2431983

  • Rafael

    O interessante é que o Google, faça um recadastramento urgente dos usuários existentes pedindo CPF assim no banco CPF duplicado ou inexistente que é coisa muito fácil de se fazer!
    Só existiria pessoas realmente verdadeiras.
    Ou acabaria por falta de usuário ou ficaria uma coisa interessante.
    Se quiserem me contratar estou aqui pra isso! 🙂

  • Vinicius Rodrigues

    O orkut não pode ser fechado,pq se não mtas pessoas vão para de ir nas lan houses e a internet não ira ter mto acesso

    EU PEÇO QUE NÃO FECHE O ORKUT,POR FAVOR!!

    obrigado!!

  • Leonardo

    Eu acho que orkut tem seus prós e seus contras .
    Portanto cabe ao pessoal do google determinar
    um meio de não prejudicar os usuários que usam com dissernimento esse meio .

  • Carlos Fernando s da Silva

    DÍGO NÃO AO FÍM DO ORKUT; POIS FOI ATRAVÉS DELE QUE CONSEGUÍ ENCONTRAR AMÍGOS QUE NÃO VÍA MAÍS DE 10 ANOS. NÃO É COM O FÍM DO ORKUT QUE ÍRA ACABAR COM AS AÇÕES DOS CRÍMÍNOSOS. ELES ESTÃO EM TODOS OS LUGARES DA ÍNTERNET.

  • Cassiano

    Cada um faz o que quer e vive como quer. Existem várias pessoas falando aqui que orkut e msn são coisas de medíocres e de pessoas que não tem coragem de sair de casa e conhecer gente nova na rua. Tá bom, mas tem pessoas que preferem ficar em casa conversando pela net, fazendo novas amizades e que às vezes não tem saco ou simplesmente não querem sair e conhecer pessoas pessoalmente, não tem nada a ver com medo.
    Existem pessoas aqui falando, que uma amizade distante ou de longa data não se resumem à uma simples página na internet. E as pessoas que reencontramos depois de muito tempo no orkut? Se o orkut for fechado, com certeza voltaremos a perder o contato com a pessoa, ou simplesmente mantê-lo por msn. E as comunidades de conteúdo útil? Não são poucas não, podem existir várias comunidades fúteis, porém também existem várias comunidades com conteúdo de verdade.
    Portanto, acho que o fim do orkut, seria prejudicial às pessoas que o utilizam com respeito. E quanto a essas pessoas que gostam de dizer: “já passou da hora de acabar”, “Nem sei pra que que inventaram”, “Fim do orkut já” digo que elas não sabem aproveitar os recursos que o site oferece e que estão sendo simplesmente influenciadas pelas notícas que falam somente mal de tal site.

  • Ricardo

    Na verdade, [–expressão moderada–] quem não gosta do orkut, como já citaram acima, se não gosta, não participa, e fechar o orkut vai acabar com a criminalidade na internet?? não?? então [–expressão moderada–], não fecha essa merda mesmo não!!

  • Naruto

    Mudar de nome, é uma otima solução.
    Afinal ja to enjoado do Orkut, quero outro tipo de meio de comunicação com parentes distantes.
    Por enquanto to so no Gazzag.

  • nicolli

    Acho q o orkut não deveria acabar pois tem muitas pessoas q sabem sim usa-lo para um bom beneficios..nada contra quem não gosta..mais tenho certeza que essas pessoas q falam tanto mal são as primeiras a entrar no site…a ficar ligado o dia todo no orkut…
    A internet pode ser muito bem aproveitada tanto pra lazer quanto para estudo..basta você saber diferenciar a hora de cada coisa…
    pra mim não é um fim de um site vai ajudar alguma coisa!!!

  • yes

    acabem emsmo com esaa drougah de site!!!

  • Felipe

    Acabar com o ORKUT seria errado pq acabando com ele casos de pedofilia,racismo,nazismo,não mudaria em exatamente nada
    Aliás ali eles só estão falando por uma pagina de internet por favor né!
    O Máximo q se tem de mal no orkut oq nem se quer foi comentado seria o tráfico de drogas
    pedofilia não vem ao caso a maioria dos profiles de pedófilos q eu denunciava eram com fotos retiradas da internet…
    e rapidamente os profiles eram deletados por vários usuários denunciarem

    se vcs soubeçem usar suas cabeças saberiam q os próprios usuários podem tirar esse tipo de gente do orkut

    seja com ameaças ou com denúncias de profile sempre deu certo

    mas vcs fikam com suas bundas sentadas no pc vendo casos de pedofilia e não tem coragem de arrastar o mouse e clicar em denuncia ou alertando a pessoa de q oq ela esta fazendo é errado e fikam resmungando e a culpa cai nas costas de quem?

    Da empresa q mantém o orkut funcionando(Google)
    Entaum ao invés de fikarem sentados aí nas suas cadeiras macias e cuidando da vida dos outros na internet vá fazer algo útil como ajudar o google a salvar o orkut pois ja foi comentado q as empresas sitiadas em são paulo vão ser fechadas…

    ah claro vcs vao dizer q isso não é nada
    não são vcs q vão perder dinheiro claro né!
    pimenta nos olhos dos outros é refresco

    então pensem bem antes de falar merda aki ok?

  • carilly

    Tb acho q o orkut nunca deveria ter sido inventado..
    Afinal ele é a causa de varios terminos de relacionamentos..acho q tem q acabar com o orkut sim…

  • foi a coisa mais idiota que li

    Putss. A pessoa acabar com um relacionamento por causa de Orkut é o fim. Essa pessoa merecia ficar sozinha pro resto da vida. Se o casamento estava uma merda ele ia acabar de qualquer jeito, com ou sem Orkut.

  • |||HENRIQUE|||

    não não pode acabar o orkut gente!!! EU amo orkut….!!!!

  • Reovaldo

    Antes de não termos o computador, nosso relacionamento era melhor, após a aquisição do computador e com a chegada de orkut e mns e outros canais, perdemos um pouco do nosso relacionamento. Filho só na net, esposa no orkut e msn e a coisa mais importante que é contato familiar está ficando prá trás…Poucas são as pessoas que sabem usar este meio de comunicação…Eu por exemplo uso somente para a minha familia e contatos de empresa onde compro os produtos que eu revendo, acho que essa atitude minha é inteligente. Não uso para conhecer novos amigos e nem para ficar de bate papo, estragando assim o meu relacionamento com minha família.Abraço a tdos e reflitam….Rom

  • glamurosa guedes

    eu sou contra o fim do orkut,caso o orkut acabe naum vai adianta nada pq,logo mais será enventadooutro pelos americanos ou brasileiros eu acho uma grande besteira,mais as pessoas tambem abusão de mais …

  • amanda

    Encarecidamente não acabe com o orkut pois como exesti muita gente ruim existe tambem boas como eu e muita gente q eu conheco e eu quero muito continuar vendo o meu amor q vai se mudar da minha cidade!!!
    muito obrigada