Google TV começa a tomar forma nos Estados Unidos

Anunciado em maio deste ano, a Google TV já é realidade, pelo menos nos Estados Unidos. Para quem desconhece, a novidade não é um simples canal televisivo do Google, mas sim um novo tipo de serviço que une dois dos mais populares meios de comunicação do mundo: TV e internet.

Para isso, a Google TV tem como base uma versão adaptada do sistema operacional Android e o navegador Chrome como padrão. Ou seja, além de acessar conteúdo audiovisual, é possível navegar normalmente na internet, tudo isso na frente da televisão. Como se não bastasse, desenvolvedores também poderão disponibilizar aplicações criadas especificamente para a “experiência televisiva” do usuário, como serviços de jogos, compartilhamento de fotos, críticas de filmes, entre outros.

De acordo com o Google, já há vários parceiros trabalhando para disponibilizar conteúdo e serviços na Google TV. A NBA, por exemplo, criou um aplicativo chamado NBA Game Time que permite ao usuário acompanhar o resultado de jogos e informações sobre equipes em tempo real. A HBO está preparando o HBO GO, onde o usuário poderá acessar a qualquer momento o conteúdo que mais aprecia do canal. Também há parcerias com serviços como Netflix, Pandora, Napster e até mesmo Twitter. Neste último, o usuário poderá enviar mensagens para o serviço para comentar o seriado que está assistindo, por exemplo.

Para usufruir da Google TV, o usuário terá que contar com um televisor que oferece integração com a plataforma ou adquirir um set-top box específico, que utiliza Wi-Fi para acesso à internet e HDMI para conexão ao televisor, por exemplo. A Logitech e a Sony deverão lançar dispositivos do tipo em breve.

É possível conhecer mais detalhes sobre o serviço no link www.google.com/tv. Infelizmente, não há qualquer previsão de lançamento da Google TV no Brasil ou em qualquer outro país da América Latina.

Referência: Official Google Blog.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.