Espírito Santo terá “Cartão Cidadão” com certificação digital na rede estadual de ensino

A partir de 2013, alunos da rede estadual de ensino do Espírito Santo passarão a contar com o Cartão Cidadão. Por meio deste documento, será possível controlar o acesso à escola, ajudando a evitar a entrada de pessoas não autorizadas, assim como registrar a presença dos estudantes nas aulas. A novidade também funcionará como “ticket” para que os alunos possa fazer refeições no colégio.

O cartão terá foto, nome, data de nascimento, número de RG, sexo, número de CPF e assinatura do usuário. Os dados sobre o aluno ficarão armazenados em um chip, da mesma forma que ocorre com cartões de crédito, por exemplo. Para evitar fraudes e validar os serviços, o Cartão Cidadão contará com certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Cartão Cidadão – Imagem por ITI

Cartão Cidadão – Imagem por ITI

O interessante é que o uso do cartão poderá ser estendido a vários outros serviços. O governo do Espírito Santo já estuda, por exemplo, utilizá-lo como substituto aos passes escolares no transporte público e integrá-lo ao Sistema Único de Saúde, de forma que os estudantes possam manter uma espécie de “prontuário eletrônico” de sua passagem pela rede pública de saúde.

Com a iniciativa, o governo poderá não só tornar o acesso às escolas mais seguro como também identificar os alunos que registram muitas faltas ou baixo rendimento escolar. Por meio de cadastro e senha, os professores poderão utilizar o portal do Cartão Cidadão para acessar estas informações mais facilmente e tomar as providências cabíveis, como alertar pais ou responsáveis.

Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest), o Cartão Cidadão será destinado inicialmente apenas à rede pública de ensino, mas o governo do estado considera ampliar a sua utilização para melhorar o controle do acesso da população a outros serviços públicos, como o transporte de pacientes de cidades do interior para hospitais públicos da Grande Vitória.

Referências: ITI, Prodest.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.