CGI.br: uso da internet atinge apenas 28% das crianças entre 5 e 9 anos

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), em parceria com o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), realizou a 1ª Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil (TIC Crianças). O levantamento foi feito considerando crianças com idade entre 5 e 9 anos de todo o território brasileiro.

O estudo mostra que 57% das crianças nessa faixa etária já utilizaram um computador, mas apenas 28% delas já tiveram acesso à internet. Como é de se esperar, esses números se tornam maiores em famílias com faixas de renda mais elevadas.

A utilização de telefones celulares, por sua vez, é mais expressiva: 65% das crianças na mencionada faixa etária já utilizaram um aparelho do tipo, enquanto que 14% possuem um. Para 88% delas, o dispositivo é mais utilizado para jogos, no entanto, 64% também o utilizam para ligações e 60% para ouvir música.

Das crianças com acesso à internet, 27% afirmaram que já o fizeram na escola, mas somente 14% citaram esse estabelecimento como o lugar principal para a atividade. Para 46%, o local mais utilizado para o acesso é a sua residência. As lan houses, por sua vez, representam 17%.

“A escola é o principal local para aquisição das habilidades do computador e da internet; entretanto, o uso da internet nesse local ainda é relativamente baixo. Além de ensinar informática para as crianças, é preciso fazer com que professores e coordenadores pedagógicos incorporem o uso das TICs nos processos pedagógicos”, afirma Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

Dados completos sobre a pesquisa, incluindo constatações regionais, estão disponíveis no link www.cetic.br/tic/criancas/2009/index.htm.





Nenhum comentário

Comentários encerrados.